Última alteração: 18-10-2019
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), tem o propósito de promover a integração entre educação superior e educação básica das escolas estaduais e municipais, constituindo-se em um importante recurso na formação de professores. Os materiais didáticos são instrumentos essenciais para o processo de ensino e aprendizagem. Jogos didáticos podem oferecer vantagens sobre o modo tradicional de ensino, visto que proporcionam a participação ativa do aluno e a concretização de conceitos mais abstratos, além de favorecer a motivação, o raciocínio, a argumentação e a interação entre os alunos e deles com o professor. No ensino e aprendizagem do Reino Fungi, jogos didáticos são recursos que auxiliam a promover o estudo e aplicação de conceitos específicos dessa área do conhecimento com uma abordagem que promove a interação e construção coletiva de conceitos do Reino Fungi entre os estudantes. Nesse contexto o objetivo deste trabalho é apresentar o jogo didático “bingo dos fungos” e apresentar sua construção. Durante o desenvolvimento deste trabalho buscou-se fazer uso do caráter lúdico para favorecer não só as práticas pedagógicas, mas também a aprendizagem, viabilizando outras formas de estudar os fungos. Teve a intencionalidade de conceber uma proposta para conceitos que são designados aos fungos, através de um jogo de bingo, buscando minimizar a dificuldade que os alunos encontram ao relacionar algumas nomenclaturas peculiares do reino. A metodologia para desenvolvimento do jogo didático constituiu nas seguintes etapas: pesquisa em artigos científicos e criação da proposta didática. Para a construção do bingo foram utilizadas, folhas coloridas, papel adesivo, caixa de papelão. O jogo é composto de trinta cartelas e vinte perguntas referentes ao Reino Fungi, onde a respostas das perguntas se encontram nas cartelas de maneira diversa. O jogo didático criado pode ser utilizado para as turmas de ensino médio. A utilização do bingo pode ser um instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem da nomenclatura de estruturas dos fungos.