Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

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Programa Trajetórias Criativas, mundo do trabalho e educação profissional e tecnológica: Conexões possíveis
Fabiano Soria Vaz

Última alteração: 18-10-2019

Resumo


A reprovação e o atraso escolar nos anos finais do Ensino Fundamental atingem milhões de estudantes brasileiros. Boa parte dos jovens com idade entre 15 e 17 anos jamais acessa o Ensino Médio. Buscando enfrentar este cenário foi criado o Programa Trajetórias Criativas, uma proposta de atendimento a jovens retidos no Ensino Fundamental em escolas da Região Metropolitana de Porto Alegre. Com metodologia específica, o programa vem obtendo importantes resultados no combate à desmotivação, ao fracasso e ao abandono escolar, possibilitando o acesso de centenas de estudantes ao Ensino Médio a cada ano. Entretanto, percebe-se que estes jovens em geral defrontam-se novamente com dificuldades na nova etapa, seja por conta do modelo de escola hegemônico, seja pelas desigualdades sociais e educacionais que carregam. Este estudo objetiva propor formas de ampliar as perspectivas educacionais de jovens em situação de vulnerabilidade, como o desenvolvimento de estratégias de articulação entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. A abordagem se dará em forma de oficinas junto a uma classe de Trajetórias Criativas em uma escola da cidade de Alvorada - RS, proporcionando contato com múltiplas possibilidades formativas, dentre elas os cursos de Ensino Médio Integrado do IFRS - Campus Alvorada. Trata-se de uma pesquisa aplicada de caráter qualitativo, a partir de observação participante, questionários e entrevistas semiestruturadas. Os referenciais teóricos que orientarão a pesquisa estão relacionados aos conceitos de juventudes, educação profissional e mundo do trabalho, encontrados em autores como Dayrell (2003, 2007, 2014), Pais (2006), Carrano (2014), Frigotto (2010, 2015), Ramos (2010), Moura (2010, 2015), Saviani (2006). Como produto educacional derivado da pesquisa propomos a elaboração de um caderno pedagógico com análise das oficinas realizadas, produções dos estudantes e sugestão de roteiro para um trabalho integrado entre os componentes curriculares e áreas de conhecimento, com enfoque em possibilidades de escolarização, projetos de vida e mundo do trabalho.


Palavras-chave


Juventudes; educação profissional; mundo do trabalho

Texto completo: 6333