Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

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O Sistema Logístico de Compras no Setor Público: um Estudo de Caso sobre uma Organização Pública
Vitória Araújo Kusiak, José Piethro Santos da Silva, Luigi Ludke de Facci, Cyro Gudolle Sobragi

Última alteração: 27-10-2019

Resumo


A Administração Pública deve operar visando o interesse comum, para isto ela utiliza princípios intrínsecos que são: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência e Eficácia. Estes princípios regem também os processos licitatórios através das leis 8.666 de 1993 e 10.520 de 2002, que tem como objetivo fomentar a padronização e a instrumentalização do gestor público para uma compra. A área de compras das organizações nos últimos anos passou a ganhar um caráter mais estratégico que pode ser gerar valor e economicidade para as organizações públicas e privadas. A logística possui princípios e métodos que podem auxiliar as organizações, em gerir seus recursos, serviços e produtos com maior eficiência e eficácia, se alinhados com um bom sistema de informações, pode possibilitar uma maior transparência e assertividade durante a execução dos seus processos. O método utilizado para a realização desta pesquisa foi estudo de caso, de abordagem qualitativa exploratória, com a elaboração de entrevista em profundidade. O referencial teórico apoiou-se no marco legal instituído pelas leis 8.666 de 1993 e 10.520 de 2002, além de utilizar os conceitos teóricos dos autores Murray (1999), Almeida et al. (2018) e Braga (2006), que contribuíram para sustentação e fundamentação teórica do trabalho. A questão de pesquisa que sustenta o presente trabalho é: Como ocorre a aplicação dos conceitos logísticos setor de logística de uma organização pública?.O objetivo do estudo é analisar como ocorre o processo de planejamento de compras no setor logístico de uma organização do setor público. O estudo buscou avaliar como ocorre a aplicação dos conceitos logísticos no planejamento de compras do setor de logística de uma organização pública. Para isto foi realizada uma entrevista com o gestor do Setor de Coordenaria Logística do Tribunal Regional do Trabalho da 4a Região onde foram questionados os aspectos dos setores de compras e da coordenadoria de logística, como a integração deles com os demais da organização, suas práticas e o perfil do comprador. Os resultados parciais do estudo demonstram que para a efetiva aplicação dos conceitos logísticos é necessário existir um engajamento entre gestão e funcionários e isto se dá por meio da capacitação e treinamento de todos os atores responsáveis no processo de compras, desde o requerente (almoxarifado e outros setores da organização), até o servidor comprador.


Palavras-chave


Administração Pública; Logística; Compras.

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