Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

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Programa CERLIJ: Leitura, informação, acessibilidade e literatura no curso técnico em biblioteconomia
Jeferson Da Rocha Boeira Junior, Raika Luz Severo, Lizandra Brasil Estabel

Última alteração: 17-10-2019

Resumo


Leitura, Informação, Acessibilidade e Literatura no Curso Técnico em Biblioteconomia: uma proposta para o CERLIJ 2019 é um Programa de Extensão com objetivo de promover a indissociabilidade entre o Extensão, a Pesquisa e o Ensino e promover a Inovação, visando a competência para a disseminação de informação e a mediação da leitura dos futuros Técnicos em Biblioteconomia no atendimento ao público. O CERLIJ (Centro de Referência em Literatura Infantil, Juvenil, Sul-Rio-Grandense e Braille) teve seu acervo doado, inicialmente, pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da UFRGS para o IFRS/RS-CampusPorto Alegre e a partir de 2017 este acervo foi enriquecido com obras atualizadas e recém editadas de Literatura Sul-Rio-Grandense e obras em Braille, doadas pela Fundação Dorina Nowill (FDN). Atualmente este acervo é do Curso Técnico em Biblioteconomia e do Grupo de Pesquisa LEIA: leitura, informação e acessibilidade e é composto por obras variadas, inclusive com algumas edições que já não são mais publicadas. Os objetivos do Programa consistem em: propiciar aos alunos a aplicação dos conhecimentos construídos ao longo do Curso na realização de processamentos técnicos para tratamento do acervo do CERLIJ; realizar ações emergenciais para preservação e conservação do acervo bibliográfico; organizar e dinamizar o espaço do CERLIJ para possibilitar o acesso da comunidade interna e externa ao IFRS; disseminar informações do CERLIJ para alunos, professores, técnicos, bibliotecários, pesquisadores e a comunidade em geral; utilizar o CERLIJ como biblioteca laboratório; realizar ações de promoção cultural e de incentivo à leitura extensivas à comunidade; estabelecer parcerias com outras Instituições. O Programa CERLIJ realiza ações que atendem ao Ensino: Laboratório de Contação de Histórias e práticas de organização de bibliotecas e de recuperação de acervo: Pesquisa: realização do Projeto de Pesquisa para uso da Literatura Sul-Rio-Grandense e Extensão: contação de histórias e promoção da leitura para a comunidade interna e externa ao IFRS, consolidação da Rede de Leitura Inclusiva (GT RS/POA) atendendo a toda a comunidade e, em especial, as pessoas com deficiência visual, realização do IV Encontro Estadual de Leitura Inclusiva, Encontro com Escritores, #EuLEIO, dentre outras ações, que promovem a aprendizagem e a cultura. O CERLIJ se configura como um espaço de Extensão noCampus, parte da Rede Nacional de Leitura Inclusiva (GT RS/POA). Dentre as ações realizadas até o momento destaca-se a criação de logomarca para o CERLIJ; organização e registro do acervo no sistema PHL; realização de eventos como o #EuLeioHQ, que abordou temas relacionados com a diversidade e a representatividade na linha do tempo dos quadrinhos e a utilização dos quadrinhos na educação básica e a Palestra Leitura, Informação e Acessibilidade, ministrada pela Profª Drª Francisca Rosaline Leite Mota (UFAL), ações que promovem a leitura e a cultura para além das paredes do IFRS.

Palavras-chave


Biblioteconomia; Leitura; Acessibilidade

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