Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

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Vulnerabilidade socioambiental relacionada às inundações na Ilha da Pintada, Porto Alegre - RS: sensibilização através da educação ambiental 
Gabriela Trentini Feijo, Luana Daniela da Silva Peres, Arthur de Castro Fraga, Vinícius Vinícius Giacomini Tonelo, Itapuã Rosa Cardoso, Renata Dias Silveira, Helen Scorsatto Ortiz, Telmo Francisco Manfron Ojeda

Última alteração: 17-10-2019

Resumo


A Ilha da Pintada, é um bairro de Porto Alegre, que está inserido na Área de Proteção Ambiental e no Parque Estadual Delta do Jacuí (PEDJ), onde estão abrigadas espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção. A Ilha possui uma enorme importância ambiental para a cidade, pois tem a capacidade de reter um grande volume de água nos períodos de cheia, liberando gradualmente em dias secos. O curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental - IFRS Campus Porto Alegre, através do componente curricular “Projeto Integrador” tem por objetivo integrar atividades de ensino, pesquisa e extensão, tendo como foco a comunidade interna do Campus e o público externo. Nessa proposta, alunos da Gestão Ambiental realizaram ações de extensão que relacionaram o saber acadêmico e o saber popular, de forma a integrar ensino e pesquisa com as demandas da sociedade. O evento, intitulado como “Vulnerabilidade socioambiental relacionada às inundações na Ilha da Pintada, Porto Alegre - RS: a percepção da comunidade local”, foi elaborado com o objetivo de sensibilizar os moradores da Ilha da Pintada sobre as formas de amenizar os impactos causados pelas inundações que ocorrem de forma natural no bairro. Através da educação ambiental, foi realizada uma ação com 40 alunos do 4º ano do ensino fundamental na Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Barroso. A partir de pesquisas, foram elaboradas as seguintes atividades: aulas teóricas, construção de uma cartilha informativa contendo atividades lúdicas sobre o tema, saída de campo no bairro com o intuito de que cada aluno fizesse fotos relacionadas com o que foi abordado em aula, mostrando aspectos positivos e negativos do local, a construção de maquetes sobre o ciclo das águas e bacia hidrográfica, além disso, foi realizada uma palestra com os guarda-parques do PEDJ para que os alunos compreendessem a importância de preservar o ambiente em que habitam. Conclui-se que, através de ações de educação ambiental com crianças, é possível sensibilizar não somente o público-alvo, mas também as famílias, impactando, assim, toda a comunidade de forma indireta.


Palavras-chave


Educação ambiental; Inundações; Ilha da Pintada.

Texto completo: 6284