Última alteração: 23-10-2019
Resumo
Apresenta resultados parciais do estudo de caso descritivo e comparativo, com abordagem qualitativa, em três instituições: Instituto Federal (Brasil), Instituto Politécnico (Portugal) e Community College (EUA), com o objetivo de investigar as aproximações e os distanciamentos das propostas de Currículo, Inovação e Tecnologia no contexto de globalização e internacionalização. Descreve a análise das políticas institucionais para o ensino, a pesquisa e a extensão e sua previsão no âmbito do currículo, identificando as categorias de tecnologia e inovação e sua relação com as exigências do mundo do trabalho em relação ao projeto pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFRS – Campus Porto Alegre. Para tanto, utiliza a técnica de referencialização de FIGARI (1996). Os resultados da análise encaminham para a importância do trabalho coletivo de docentes e estudantes em um currículo caracterizado pela interdisciplinaridade e indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão ao longo do percurso acadêmico. A avaliação é definida como contínua e cumulativa, considerando a articulação entre os componentes curriculares profissionais e deve ocorrer através do acompanhamento contínuo e cumulativo do desempenho do aluno nas atividades teóricas e práticas. Os critérios de avaliação são construídos, preferencialmente, em conjunto com os alunos. A avaliação dos projetos integradores, de investigação interdisciplinares, são previstos como avaliação parcial dos componentes curriculares. A inovação pode estar relacionada com a organização do currículo, definido como flexível, visando o acompanhamento das mudanças e avanços tecnológicos, promovendo a inter e a transdisciplinaride. Ainda, tecnologia está aliada a equipamentos, visitas técnicas, relação teoria e prática, tecnologia computacional e à pesquisa.