Portal de Eventos do IFRS, 19ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão IFRS Campus Porto Alegre

Tamanho da fonte: 
Levantamento de algumas variáveis físicas e químicas na água superficial do Delta do Jacuí, Porto Alegre, no outono e inverno.
Tais Tamiko Tomoto Tsuchiya, Simone Caterina Kapusta, Andre Peres, Evandro Manara Miletto, Telmo Francisco Manfron Ojeda

Última alteração: 19-09-2018

Resumo


 

O Delta do Jacuí, localizado no Lago Guaíba, é uma área de proteção e de grande interesse sócio ambiental, pois além de ser habitat de diversas espécies, suas águas são utilizadas para uma gama de usos, tais como recreação de contato primário e secundário, captação de água para abastecimento público e para irrigação, entre outros. Devido a sua importância para a região metropolitana de Porto Alegre, torna-se essencial a avaliação e monitoramento da qualidade da água dessa região, uma vez que alterações nos valores das variáveis da água, originadas principalmente pelas atividades antropogênicas, podem afetar o equilíbrio e a manutenção dos ambientes aquáticos. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é analisar algumas variáveis físicas e químicas da água superficial do Delta do Jacuí, nas estações de outono e inverno. A área de estudo localiza-se na parte sul da Ilha do Pavão, contemplando a margem leste (ponto 1) e oeste (ponto 2). Ambas as margens recebem influência dos rios Jacuí, Caí e Sinos, porém a margem leste recebe também influência do rio Gravataí. Destaca-se que as atividades desenvolvidas nesses trechos, também são diferenciadas, sendo que na margem leste ocorre a navegação mais intensa com embarcações de maior porte, devido ao porto, enquanto que na margem oeste tem-se mais navegação de pequeno porte e atividades náuticas recreativas, tais como o remo. Foram efetuadas duas campanhas amostrais nos meses de junho e julho, contemplando as estações de outono e inverno. Em cada margem da Ilha, foram obtidos os valores de temperatura, pH, oxigênio dissolvido, oxigênio saturado e condutividade da água superficial, em triplicata, com um equipamento multiparâmetros. Os valores de turbidez foram obtidos com o auxílio de um turbidímetro. Para análise estatística, foi utilizado o teste t de Student para comparação de médias. Considerando os pontos amostrais, verificou-se que os valores médios de oxigênio dissolvido (mg/L) e oxigênio saturado (%) foram significativamente mais elevados no ponto 2 (valor médio de 8,3mg/L e 82,7%, respectivamente) do que no ponto 1 (valor médio de 7,2mg/L e 71,7%, respectivamente). Para pH, condutividade e turbidez, os valores médios foram similares entre os pontos amostrais. Considerando as campanhas amostrais, verificou-se que os valores de pH, oxigênio dissolvido e saturado foram similares entre os períodos amostrados. Para temperatura e condutividade, os valores médios foram significativamente mais elevados na primeira campanha amostral que ocorreu em junho (16,8 °C e 78,6µS/cm, respectivamente) do que na segunda campanha (14,5°C e 58,2µS/cm, respectivamente), enquanto que para turbidez os valores médios mais elevados foram registrados na segunda campanha, quando comparado com a primeira. Esses resultados integrarão o banco de dados, para acompanhamento do comportamento dessas variáveis da água no Delta do Jacuí bem como auxiliarão no estudo dos processos que ocorrem nesse ambiente.

Palavras-chave. Qualidade da água; monitoramento; Lago Guaíba.

Apoio: PROPPI - IFRS



Palavras-chave


Qualidade da água; monitoramento; Lago Guaíba.