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Simulação realística no ensino de Enfermagem: relato de experiência
Gabriela Plotzky de Castro, Ana Amélia Antunes Lima, Rita Catalina Aquino Caregnato, Emiliane Nogueira de Souza

Última alteração: 18-03-2019

Resumo


A simulação realística é uma metodologia de ensino que imita situações reais, sendo muito adequada para o ensino de enfermagem, pois permite aos alunos praticar e corrigir seus erros, minimizando os riscos. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência do uso da Simulação Realística de cuidados de Enfermagem na disciplina de Enfermagem na Saúde do Adulto I. Foram realizadas quatro simulações realísticas de assistência de Enfermagem ao paciente adulto. Os casos clínicos foram desenvolvidos pela docente responsável e abordaram pacientes adultos com insuficiência cardíaca congestiva e em pós-operatório de artroplastia parcial de quadril e toracotomia. Os dados dos casos foram transferidos para o software que acompanha o manequim adulto de alta fidelidade, que representou o paciente. As atividades foram coordenadas pela docente da disciplina e realizadas em dois momentos, nos quais participaram, respectivamente, 18 e 20 alunos da disciplina de Enfermagem na Saúde do Adulto I, do terceiro ano do curso de graduação em enfermagem. Em ambos os momentos, dois alunos representaram os enfermeiros que prestaram os cuidados e um aluno do quarto ano representou o médico. As descrições dos casos clínicos foram distribuídas para todos os alunos e os alunos-atores tiveram acesso durante a simulação. As atividades foram propostas com objetivo de desenvolver habilidades na identificação de sinais e sintomas relacionados à situação clínica do paciente, conduzindo os alunos ao raciocínio clínico e ao desenvolvimento do processo diagnóstico em enfermagem (PDE), utilizando-se taxonomia da NANDA-I. Ao término das simulações, realizou-se o debriefing com duração de 30 minutos, em que os alunos reconheceram os sinais e sintomas simulados no manequim, e identificaram hipóteses diagnósticas de enfermagem e os cuidados realizados pelos enfermeiros ao paciente. Os alunos-atores interagiram com o manequim, simulando uma situação real de assistência de enfermagem com tomada de decisão clínica. O uso da simulação realística permitiu ao estudante a aproximação com situações reais na prática da enfermagem, e o desenvolvimento de habilidades de raciocínio e tomada de decisão clínica com segurança.


Palavras-chave


Simulação; Ensino; Enfermagem