Última alteração: 18-09-2018
Resumo
Conferir o papel merecido à dinâmica urbana das ruas dentro da complexa construção do coletivo, considerando-se características espaciais, usos e ocupação do solo, bem como seus habitantes, ainda são estudos pouco vistos em pesquisas. A presente investigação busca verificar, nesse sentido, os impactos da implantação de um complexo educacional federal, sob uma perspectiva de análise de caso no campus João Pessoa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), na geração das mais variadas influências na construção da apropriação do espaço em sua imediação principal que possui um enfoque, nessa amostra de caso, na Av. Primeiro de Maio, no bairro de Jaguaribe, na capital paraibana. Para isso, buscou-se um embasamento bibliográfico histórico sobre o comportamento da área investigada antes e após a implantação do IFPB no local. Traçou-se, posteriormente, um levantamento ambiental do objeto de estudo, por meio de aplicação de questionários in loco, para que se obtenha o perfil dos entrevistados e suas percepções sobre as possíveis sensações de conforto e segurança no percurso e utilização do espaço em questão. Além disso, realizou-se um levantamento fotográfico no tocante ao registro da infraestrutura da área, seu sistema viário, fluxo de transeuntes, bem como as mais variadas formas de apropriações formais e informais dos espaços de sua adjacência institucional direta. Por meio de levantamento cartográfico, ainda, buscou-se gerar mapas temáticos no sentido de apontar os tipos de edificações circunvizinhas ao polo educacional federal, além de identificar e apontar os principais pontos de fragilidade e conflitos na dinâmica urbana local, tais como: percursos de pedestres, fluxos de veículos, estacionamentos, rotas de transporte público, etc. Como resultados parciais, constatou-se que a implantação do IFPB – Campus João Pessoa, genuíno complexo federal de ensino, caracterizou-se como um expressivo polo atrativo socioeconômico responsável por gerar uma influência relevante na dinâmica socioeconômica da Av. Primeiro de Maio e suas demais imediações.