Portal de Eventos do IFRS, 19ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão IFRS Campus Porto Alegre

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O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E JOVENS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS
Josi Cristina Schwarz, Carine Ivone Popiolek, Pedro Chaves da Rocha

Última alteração: 18-09-2018

Resumo


Tecnologia Assistiva (TA) é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover vida independente e inclusão. Nossa motivação é fazer com que estas crianças e jovens sejam incluídos e atendidos conforme seus direitos.A escola EMEEF Tristão Sucupira Vianna localizada no bairro de nosso campus é uma escola de educação especial que atende crianças e jovens com todos os tipos de necessidades educacionais específica (NEEs) e síndromes com implicações no processo de aprendizagem. Em nosso campus possuímos também jovens com NEEs, três alunos surdos e 1 um aluno cego. A inclusão escolar tem sido mal compreendida, principalmente no seu apelo a mudanças nas escolas comuns e especiais. Sabemos, contudo, que essa iniciativa não garante uma melhor condição para que as escolas recebam indistintamente, a todos os alunos, oferecendo-lhes condições de prosseguir em seus estudos, segundo a capacidade de cada um, sem discriminações nem espaços segregados de educação. Nossa intenção com a escola Tristão é inserir os estudantes quanto às suas especificidades, para que possam dar prosseguimento aos estudos em outros níveis e espaços escolares. Proporcionar às crianças e jovens da escola Tristão e para os nossos alunos uma maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação da comunicação, mobilidade, controle do seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade, utilizando meios digitais e tecnologias assistivas agregadas às atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. É feito um protótipo deste material. Depois da confecção do protótipo, é feito um teste com o aluno, se o material não atendeu as necessidades voltamos e refazemos de outro modo, e é feito outro teste, material aprovado, é feita a confecção deste material e entregue para o aluno. Colaboramos para que dois alunos fossem para uma escola regular, onde fornecemos suporte para a escola que eles ingressaram os materiais que usávamos com eles e que deu certo para que usassem com eles a sala de aula. Tivemos três alunos que com nossa ajuda se formaram, sabendo pegar um ônibus sozinho, escrevendo seu próprio nome, um deles até esta trabalhando de carteira assinada. Nossa reflexão sobre a possibilidade da TA explorar a ludicidade, desde que bem implementada e utilizada é consolidada através das experiências realizadas no projeto. Constatou-se também que a TA auxilia de forma significativa no processo de ensino aprendizagem dos sujeitos com características especiais e conseqüentemente a integrá-los no convívio social.

 


Palavras-chave


Necessidade educacional específica; Aprendizagem;  Tecnologia assistiva.