Última alteração: 29-11-2022
Resumo
A implementação de atividades práticas para fixar conteúdos teóricos estudados é algo de extrema relevância, pois é dessa maneira que se constrói uma ponte que irá ser o veículo para o conteúdo teórico abordado ser fixado e então compreendido. Desta maneira, o estudo prático de componentes curriculares auxilia no compreendimento dos conteúdos abordados em aula, como o caso da Hidrologia e Hidráulica Agrícola e Irrigação e Drenagem, componentes curriculares considerados por muitos discentes como de difícil compreensão. Exposto isso, a implementação de uma bancada didática experimental de hidráulica de condutos forçados de baixo custo visa agregar aos alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Ibirubá, oportunidades de realizar atividades práticas visuais a fim de atrair maior interesse e participação dos mesmos, visto que, o Campus não possui material prático para os componentes curriculares já citados. A bancada será composta de condutos forçados, que são tubulações onde a pressão interna é diversa da pressão atmosférica, em que a tubulação é cheia e o conduto é fechado, sendo possível assim, mensurar diferentes variáveis, como a perda de carga, pressão, vazão, rugosidade, dentre outros elementos importantes da hidráulica. Primeiramente, em relação a metodologia, foi realizado o orçamento e planejamento dos materiais a serem utilizados, pois alguns dos materiais foram obtidos pelos bolsistas, através de doações, como no caso da madeira, à qual foi utilizada para a montagem de toda a estrutura da bancada. Em seguida, o processo de dimensionamento e montagem das tubulações, que se encontra na fase final de desenvolvimento, como a instalação de equipamentos como hidrômetro, manômetro, botomomba de baixa potência, e, também, a construção de um manômetro em coluna “U”, com utilização do elemento químico mercúrio (Hg). O restante da estrutura está sendo confeccionada com tubulação de PVC marrom de 25mm de diâmentro, a qual tem baixo custo de aquisição em relação aos demais diâmetros de tubulações. Por fim, através da montagem da bancada, será possível obter impactos positivos na compreensão dos assuntos abordados em sala de aula pelos discentes, sendo possível, assim, colocá-los em prática. Além disso, será possível conduzir trabalhos de conclusão de curso (TCC), resumos para simpósios e congressos, artigos científicos, tanto na área de Hidráulica como na Irrigação, de maneira que, além de aliar a teoria com a prática, será possível realizar estudos técnicos científicos com o exercício da escrita literária.