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Alfabetização científica como uma possibilidade de inclusão social 2022
Bernardo Augusto Schneider

Última alteração: 29-11-2022

Resumo


As áreas científicas e tecnológicas são evidentemente importantes no atual mercado de trabalho. Com a globalização, o avanço dos meios de comunicação permitiu maior agilidade na propagação de informações. A acentuada disponibilidade de conteúdo virtual, as práticas desatualizadas de ensino com memorização e repetição, desperta no aluno uma necessidade de experimentação prática. Professor e aluno necessitam ter domínio de áreas como a Física e a Matemática, que além do conhecimento, propiciam a formação de uma visão crítica sobre diversos assuntos. Logo, se torna inevitável se familiarizar com a  linguagem científica que embasa a utilização de várias tecnologias. O projeto de extensão  “Alfabetização Científica como uma possibilidade de inclusão social” é dedicado a alunos e profissionais da educação, na tentativa de mudar a realidade que trata o aluno  como um mero ouvinte, possibilitando assim o papel de protagonista em sua formação, através da compreensão e aplicação dos conceitos científicos no cotidiano. Os participantes são: professores do campus, das escolas de ensino fundamental dos municípios de Fortaleza dos Valos, Tapera, alunos do Centro Social Nestor Mendes,  um  técnico administrativo, colaboradora externa, ex-aluna e bolsistas. O embasamento metodológico, ocorre através da investigação, análise, reflexão e discussão dos fenômenos e conceitos científicos. Os materiais utilizados e as dinâmicas realizadas são planejadas a partir da sugestão de temas pelos participantes e desenvolvidas através de oficinas. Os resultados das ações desenvolvidas se mostram muito positivos, percebe-se nos participantes um grande entusiasmo e envolvimento em todas as etapas do projeto. A fabricação, construção, testagem e utilização dos materiais vêm agregando novos conhecimentos para todos, o que permite concluir que as ações desenvolvidas contribuem para a efetivação do papel educativo e social da instituição, através do trabalho nas escolas e eventos como a Mostra do Conhecimento de Fortaleza dos Valos, dinamizando o ensino de Física e Matemática estimulando  a inclusão de nossas crianças e jovens na sociedade.



Palavras-chave


Física. Matemática. Inclusão. Ensino. Aprendizagem.