Última alteração: 02-10-2023
Resumo
Mãos á bola
Carolina Rodrigues Schneider 1,Dionéia Magda Everling 2 , Daniel Diemer Alves 3, Mauro Pereira Mendes4[email protected] dioné[email protected]
¹Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) -
Campus Ibirubá, RS, Brasil.
A prática de esportes na adolescência é importante pois auxilia na construção do caráter, senso de compromisso e responsabilidade. O projeto de ensino teve por objetivo promover encontros regulares para os estudantes que praticam ou queiram aprender sobre handebol, conhecer a um pouco mais sobre a modalidade e aprimorar as habilidades individuais e coletivas na prática deste esporte. O público-alvo foram alunos do Instituto Federal do Rio grande do Sul (IFRS) do campus Ibirubá de ambos os sexos, de todos os cursos na modalidade técnico integrado ao ensino médio e de cursos superiores. Os treinos também tiveram por objetivo a preparação para participação em competições como Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) e internos do IFRS, os JIFS. Os treinos foram realizados as quartas feiras e sextas a tarde no módulo esportivo do Campus. A metodologia utilizada foi a de demostrar e proporcionar a práticas dos fundamentos básicos técnico e tático como ataque e defesa, fintas, passes, arremessos, marcação, jogadas em geral, além de estratégias táticas que pudessem ser aplicadas durante os amistosos e competições. A participação nas competições, foi bastante favorável e na primeira etapa dos jogos internos foi obtida a primeira colocação para a equipe masculina e a terceira para a equipe feminina. Na segunda fase, o JIF sul, participaram equipes de todos os Institutos Federais da região Sul do Brasil, e a equipe do IFRS conquistou o primeiro lugar, classificando-se para a fase nacional em que participam institutos Federais de todo o Brasil, que será realizada no Estado do Ceará. Além acompanhar e auxiliar nos treinamentos, atividade de rotina como cuidados com as bolas, colas, organização de materiais utilizados nos treinos foram realizadas. Os encontros também proporcionaram aos alunos maiores conhecimentos de regras do esporte, arbitragem e esquemas táticos. Também foi bastante trabalhado o espírito e coletividade, pois entender o papel de cada um dentro do time, respeitar as diferenças, saber confiar no próximo e ter a sensação de pertencimento, é essencial dentro e fora de quadra. Os treinamentos promoveram a interação entre alunos de diferentes cursos e níveis de ensino, resultando em maior sociabilidade entre atletas e surgimento de novas amizades. Além disso os treinos e competições despertaram nos atletas a necessidade de aprender sobre disciplina, foco e perseverança, assim também como conhecer os seus limites e lidar com frustrações os resultados obtidos podem motivar a presença de novos atletas nos treinamentos o que é muito importante, uma vez que essa demanda está diretamente ligada ao objetivo de incentivar a realização de atividades físicas e participação esportiva, contribuído para uma vida mais saudável.
Palavras-chave: handebol, saúde, socialização