Última alteração: 26-09-2023
Resumo
A falta de representatividade do gênero feminino no campo das tecnologias digitais é uma realidade atual, apesar do fato de as mulheres serem consumidoras ativas de inovações tecnológicas. Esse desequilíbrio de gênero tem implicações profundas, não apenas na diversidade de perspectivas inventivas, mas também na capacidade de atender às necessidades de uma parcela significativa da sociedade. No entanto, é notável a escassez de representação feminina nesse campo, apesar das contribuições históricas das mulheres para a ciência da computação e outras disciplinas relacionadas à tecnologia. No cenário atual, as tecnologias vestíveis (wearable technology), têm se destacado como uma área de pesquisa e desenvolvimento com potencial para transformar nossa relação com a tecnologia e, por extensão, com a nossa relação com o mundo. O campo das tecnologias vestíveis e dos tecidos eletrônicos (e-textiles) tem se apresentado como atrativo para o público feminino, uma vez que vem sendo associado a conceitos como “fashion technology”, “smart materials”, “soft circuits”, “electronic-textiles”, e/ou “electronic craft”. Elas também combinam diversos materiais (tecidos, papéis, fibras), processos (artesanato, tricô, crochê, tecelagem, costura, bordado, cerâmica), tecnologias digitais (software e hardware), agenciando áreas como Design, Computação, Eletrônica, Moda, Saúde e Educação. O projeto de pesquisa “InventADA: Investigando o contexto de tecnologias vestíveis, na perspectiva do gênero feminino” tem como objetivo central investigar o campo das tecnologias vestíveis, na perspectiva do gênero feminino. Entre os objetivos específicos estão: a) promover workshops projetuais e criar espaços de ideação para desenvolver a temática e discussões, articulados ao IFMaker Ibirubá (habitat de inovação); b) fomentar discussões sobre a relevância do gênero feminino nas carreiras de exatas (articuladas ao coletivo Bit Rosa - Elas na Computação). Esta pesquisa se caracteriza enquanto qualitativa, com abordagem experiencial. As intervenções são proporcionadas pelo movimento da pesquisa, ou seja, o experienciar da temática de pesquisa, em workshops projetuais, com o intuito de idear, desenhar e cocriar soluções, na perspectiva de tecnologias vestíveis, voltadas para problemáticas femininas e/ou contemporâneas, que sejam pensadas pelo gênero feminino. Como resultados esperados, pretendemos publicar os resultados da pesquisa em eventos, periódicos, produzir material didático, um gibi (articulado ao projeto Almanaque para Popularização de Ciência da Computação chancelado pela Sociedade Brasileira de Computação) e um livro sobre a temática. Ainda, o projeto visa ampliar o conhecimento sobre o desenvolvimento de tecnologias vestíveis sob uma perspectiva feminina, produzindo novos dados e criando novas realidades.