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Robótica educacional como instrumento de aprendizado nas Escolas Municipais do Município de Ibirubá
Última alteração: 29-09-2023
Resumo
O presente resumo descreve um projeto de extensão realizado em colaboração com a Prefeitura de Ibirubá e sua Secretaria de Educação. Esse projeto está sendo executado em cinco escolas municipais e consiste na realização de oficinas que se concentram na cultura maker. Essas oficinas têm como objetivo proporcionar uma abordagem prática de aprendizado, quebrando paradigmas em relação aos métodos tradicionais de ensino em sala de aula.. O objetivo do projeto é proporcionar aos alunos das redes municipais conhecimentos sobre as áreas de tecnologia da informação e robótica educacional por meio de atividades e exercícios interativos onde os alunos possam aprender pela prática, além de realizar atividades interessantes para desenvolver raciocínio e habilidades. Portanto, a tecnologia da informação é trazida para as escolas desde cedo. A abordagem é a realização de oficinas semanais para alunos do ensino fundamental entre 6º e 9º ano, que mesclam conteúdos teóricos e práticos em robótica educacional, eletrônica e programação. Por fim, os alunos utilizaram seus conhecimentos para realizar um projeto em um carrinho robótico, para o qual foram solicitados a colocar em prática todo o conteúdo proposto. Até o momento, foram realizados workshops em duas escolas, cada um com duração de oito semanas e apresentando um workshop de lógica de programação usando as ferramentas da Hora do Código; um workshop de eletrônica usando componentes físicos como protoboards, LEDs, jumpers, etc.; workshop de programação usando Arduino e programação software. Por fim, construir um carrinho robótico utilizando todos os conhecimentos prévios. Ao final de todas as oficinas, os alunos realizaram uma cerimônia de encerramento para pessoas da escola e da prefeitura, onde apresentaram tudo o que aprenderam e demonstraram circuitos eletrônicos e carrinhos robóticos. Podemos destacar que os resultados desse programa têm sido positivos, beneficiando tanto os alunos quanto a bolsista responsável por transmitir seus conhecimentos. Espera-se que, após a conclusão do projeto, os objetivos sejam plenamente alcançados, contribuindo significativamente para a vida acadêmica e pessoal dos alunos que participaram das oficinas. Além disso, o programa ajuda a promover a informatização como uma ferramenta educacional importante para crianças e professores, sugerindo novas oportunidades de ensino e incentivando a proatividade e a curiosidade dentro da sala de aula.
Palavras-chave
Robótica educacional; Cultura Maker; Programação.