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Linguagem e cognição em contexto institucional: um estudo acerca da leitura e da escrita
Vanessa Piovesan

Última alteração: 26-09-2023

Resumo


Leitura e escrita são habilidades fundamentais para o desenvolvimento social, cultural e intelectual; entretanto, constata-se um abismo nos níveis de compreensão leitora e produção de texto na realidade brasileira, uma vez que muitos estudantes concluem a educação básica sem conseguirem ler e produzir textos satisfatoriamente. Dessa forma, a presente pesquisa justifica-se por partir da acepção de que a leitura é uma das principais formas de promoção do conhecimento. Inicialmente, aprendemos a ler e depois é por meio da leitura que adquirimos os conhecimentos nas mais variadas área de formação; assim, o ensino da leitura [e da escrita] é um dos objetivos centrais da educação formal, especialmente em uma sociedade que exige alta performance cognitiva e constante alfabetização tecnológica. Nesse contexto, o presente estudo busca investigar os hábitos de leitura e de escrita de estudantes de cursos de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio e de estudantes de cursos Técnico Subsequentes, relacionando dados neuropsicológicos e a caracterização da mostra com dados sociodemográficos. Para o estudo, são aplicados questionários (de perfil, hábitos de leitura e de escrita, socioeconômico e sociodemográfico) e teste neuropsicológico. Investigar hábitos de leitura e escrita, aspectos cognitivos (memória de trabalho, atenção), e condições sociais possibilita compreender melhor quem é o estudante e qual a sua relação com a leitura. Assim, os resultados sugerem que os estudantes, em sua grande maioria, restringem tais práticas de leitura e de escrita ao uso de dispositivos digitais e redes sociais. Consequentemente, os hábitos de leitura e de escrita parecem impactar na memória, conforme resultados obtidos no teste neurológico. Outro aspecto importante a ser destacado é o impacto das condições sociais nos hábitos de leitura e escrita, assim menor acesso (condições sociais) parece estar relacionado à menor contato com a leitura e a produção de bons textos.



Palavras-chave


Leitura. Escrita. Memória. Atenção.