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Relatório de estágio: desafios e possibilidades de auxílio
Eduarda Zanon

Última alteração: 29-09-2023

Resumo


Este trabalho descreve as atividades que vêm sendo desenvolvidas  no âmbito do Projeto de Ensino “O estágio curricular obrigatório integrando conhecimentos na formação dos estudantes”. Este projeto  surgiu  em 2021 e vem sendo desenvolvido anualmente. Tem como objetivo aproximar os alunos do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio das normas da ABNT, pois eles precisam redigir o relatório de seu estágio curricular obrigatório. Assim, o projeto visa sanar dúvidas e auxiliá-los na elaboração desse relatório,que será apresentado no Simpósio do Curso de Agropecuária. As principais dúvidas apresentadas pelos alunos residem, em sua maioria, na questão da formatação, sendo elas: como iniciar o texto; o que deve conter no decorrer; qual fonte e tamanho usar; quando usar recuo; como fazer citações e legenda de imagens e tabelas; o que deve constar nas referências; entre outros aspectos. Para esclarecer as dúvidas, foi necessária  a leitura do Manual Acadêmico do IFRS, o qual segue as normas da ABNT. Para que ocorra a familiarização dos acadêmicos com a escrita formal, foi elaborada uma apresentação em forma de slides, expondo para eles como deve ser feita a devida formatação de seus respectivos relatórios. Os assuntos abordados foram selecionados de acordo com as dúvidas dos antigos e atuais terceiranistas. Após a apresentação, foi aberto um espaço para perguntas, no qual os alunos puderam tirar suas dúvidas e onde foi possível orientá-los individualmente. Além disso, até o momento também foi feita a complementação da tabela bibliográfica, a qual foi disponibilizada aos alunos, para que tenham mais facilidade em encontrar assuntos complementares aos temas escolhidos. Ademais a essas atividades,  também há a possibilidade de auxiliar os estudantes de forma remota. É ofertado a eles a possibilidade de enviar o relatório para correção a um email específico do projeto, sendo realizada leitura e verificação do material tanto pelo bolsista quanto pela coordenadora do projeto, para apontar equívocos no que tange à formatação, às regras gramaticais e à semântica da Língua Portuguesa. Como está se aproximando da data de realização do Simpósio da Agropecuária, tem-se observado um aumento no número de relatórios recebidos para leitura. Em geral, os alunos têm manifestado, informalmente, que as atividades desse projeto vem auxiliando-os na elaboração do relatório, transmitindo a eles maior confiança no momento da escrita.



Palavras-chave


Curso Técnico em Agropecuária. Manual de Trabalhos Acadêmicos. normas ABNT. relatório.