Normas para Elaboração e Submissão de Trabalho
Antes de realizar a submissão do trabalho, verifique se cumpriu todas as etapas a seguir:
Todos os participantes deverão, obrigatoriamente, realizar ou atualizar seu cadastro no Portal de Eventos do IFRS.
Antes de finalizar o cadastro, verifique se clicou em umas das opções abaixo:
Leitor: Receber notificação via e-mail da publicação de apresentações.
Autor: Permitido submeter trabalhos à conferência.
Avaliador/Homologador: Disponível para realizar avaliação pelos pares das submissões a esta conferência. Identifique a área de interesse para avaliação (Administração, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, Informática, Linguagens e ou Multidisciplinar).
Após realizar ou atualizar o cadastro no Portal de Eventos, o participante deverá fazer a sua INSCRIÇÃO
Autor
A submissão do trabalho deverá ser realizada por um único autor no momento da sua inscrição no Portal de Eventos do IFRS. Ao realizar o cadastro, o participante receberá login e senha por meio de e-mail automático, que são obrigatórios para posterior submissão do resumo do trabalho e acompanhamento do processo de avaliação. O autor deve informar o total de coautores do trabalho no momento da submissão.Cada autor poderá apresentar somente um (01) trabalho, mas poderá participar de outros trabalhos, como coautor. O estudante responsável pela submissão do trabalho deverá ser o primeiro autor e também o encarregado pela comunicação com a Comissão Organizadora. Após o nome de cada autor deverá ser informado o seu endereço de e-mail e sua instituição e campus, conforme modelo: “Nome da Instituição por extenso” (SIGLA) – Campus XXXXXXX.Cada resumo submetido deverá apresentar o nome do orientador/coordenador do projeto como último autor. É de responsabilidade do professor/coordenador/orientador do programa/projeto/curso de pesquisa, extensão e/ou ensino orientar o estudante na elaboração e submissão do trabalho. O autor do trabalho deve se responsabilizar pela correta submissão e preenchimento dos dados da inscrição, incluindo os dados dos coautores e orientador(es). O autor deverá informar os dados dos autores do trabalho, conforme requerido, no momento da submissão do trabalho no sistema on-line. A submissão do trabalho implica a concordância de todos os integrantes.
Formato do trabalho
I - Título - Título do trabalho, claro, preciso e coerente com o conteúdo do trabalho. Usar letra maiúscula nos seguintes casos: primeira letra do título, primeira letra de nomes próprios e siglas. Quando houver subtítulo, separar com dois pontos.
II - Resumo - Deverá conter: introdução com justificativa, objetivo(s), metodologia, resultados parciais/finais e conclusões/considerações finais. Deverá ser elaborado de acordo com as normas da língua portuguesa, com no mínimo 300 e no máximo 400 palavras, em parágrafo único, sem recuo no início das linhas, sem tabulações, sem marcadores ou numeradores, sem negrito, sem sublinhado, sem recursos de html, sem citações e referências, sem inclusão de tabelas, diagramas, desenhos, timbres ou figuras. Deverão ser evitados símbolos e contrações que não sejam de uso corrente. Usar fórmulas e equações quando seu emprego for absolutamente necessário, definindo-as na primeira vez que aparecerem. Quando houver nomes científicos e/ou palavras estrangeiras, usar itálico. Usar maiúscula somente nesses casos: primeira letra de frases, primeira letra de nomes próprios e siglas. O texto do resumo deverá ser composto por uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deverá ser utilizado verbo na terceira pessoa do singular.
O resumo de trabalho deverá conter:
a) Introdução/Justificativa: deverá apresentar o tema e a visão geral do trabalho, suas motivações, origem e sua relevância.
b) Objetivo(s): deverá(ão) contemplar qual(is) a(s) finalidade(s) e o(s) propósito(s) do trabalho.
c) Metodologia: deverá explicar como foi desenvolvido e executado o trabalho e qual o método utilizado para obtenção dos resultados.
d) Resultados parciais/finais: deverão constar o que é possível afirmar acerca do trabalho e estudos realizados.
e) Conclusões/considerações finais: deverão consistir no desfecho do trabalho a partir dos resultados e responder aos objetivos propostos, bem como elencar os benefícios do trabalho e sua importância.
f) Palavras-chave
O relato de experiência deverá conter:
a) contexto: caracterizar o autor, situar tempo e lugar que envolvem a experiência.
b) desenvolvimento: descrever a experiência, acontecimentos, fatos e condições.
c) resultados: relatar os resultados obtidos, apresentar valores e conhecimentos construídos ao longo da atividade relatada.
d) considerações finais: sugerir aprimoramentos para o caso, fazer reflexões quanto às vivências e perspectivas futuras.
Declaração de Direito Autoral
Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.