Portal de Eventos do IFRS, 8ª MOEPEX

Tamanho da fonte: 
Projeto de matemática: ações de permanência e êxito
Sandra Rejane Zorzo Peringer, Mailing Berwanger, Ilda Graziela Vogel

Última alteração: 27-09-2019

Resumo


O Projeto de Matemática faz parte de um grande Projeto de Ensino nomeado Ações dePermanência e Êxito, que objetiva o acompanhamento, o monitoramento e o auxíliopedagógico no que se refere às necessidades de aprendizagem e outras carências quepodem impactar na permanência e êxito dos estudantes matriculados na Instituição. Atravésdessa ação no evento VIII MOEPEX, pretendemos divulgar o Projeto de Matemáticarealizado no IFRS – Campus Ibirubá. O presente trabalho visa auxiliar os alunos queapresentam dificuldades no estudo de matemática, trabalhando a matemática básica com afinalidade de oferecer um apoio para que esses discentes consigam acompanhar o anoletivo, e por conseqüência diminuir a possibilidade de êxodo escolar. A primeira etapa doProjeto de Matemática, que ocorreu no primeiro semestre do ano letivo de 2019, teve seusobjetivos alcançados. Apesar da professora responsável não conhecer inicialmente asdificuldades específicas de cada aluno (a), as mesmas foram sendo detectadas ao longo doprocesso de aprendizagem. O propósito do referido trabalho foi alcançado pois os discentes e docentes das exatas de cada curso constataram que sem o projeto as dificuldadesencontradas ao longo dos estudos seriam maiores, muitos alunos obtiveram sucesso noprocesso avaliativo dentro da área das exatas curricular. A segunda etapa do Projeto de Matemática está em andamento e será finalizada em dezembro de 2019, nesse segundo momento os alunos foram separados em duas turmas, de acordo com as necessidades queaparecem nas ementas dos cursos, pois cada curso técnico integrado apresenta umaementa diferente, dessa forma a professora responsável poderá contemplar em suas aulasconteúdos necessários para que os (as) alunos (as) alcancem um melhor desempenho, emsala de aula, nas disciplinas de exatas regulares.


Palavras-chave


Matemática. Projeto de Ensino. Aprendizagem. Discentes. IFRS.

Texto completo: PDF