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O Pibid e os bolsistas do Curso de Matemática do IFRS - Campus Ibirubá
Cristiane Rebouças de Lara, Graziele Bertinato, *Vanussa Gislaine Dobler de Souza

Última alteração: 26-09-2019

Resumo


O Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. No município de Ibirubá/RS, o Pibid se desenvolve numa parceria entre o IFRS – Campus Ibirubá, especificamente o Curso de Matemática, e a Escola Estadual de Educação Básica General Osório. São concedidas bolsas a alunos dos primeiros semestres do Curso de Matemática, escolhidos por meio de uma seleção promovida, através de Edital próprio, pelo IFRS – Campus Ibirubá. As bolsas de Iniciação à Docência são pagas pela CAPES diretamente aos bolsistas, por meio de crédito bancário, no valor de R$400,00. Além das monitorias e atividades diferenciadas, os bolsistas participam de reuniões de planejamento e avaliação do projeto, bem como produzem relatórios de todas essas atividades. Entre os jogos confeccionados e/ou utilizados durante as aulas de iniciação à docência, destacam-se o dominó de exponencial e quadrática, o bingo de funções, o tabuleiro de funções e o jogo da velha de função afim. Observa-se que o Pibid possui limitações que prejudicam sua implementação, como, por exemplo, a imposição de um número mínimo de discentes para composição do núcleo de iniciação à docência. Muitas vezes, os cursos de licenciatura encontram dificuldade em conseguir atingir esse número mínimo de estudantes, uma vez que o perfil de seus licenciandos é de aluno – trabalhador.

 


Palavras-chave


Pibid. Atividades diferenciadas. Jogos educativos.

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