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PIBID: Benefícios e limitações para a formação inicial de professores
Anelise Francesquetto, Paula Gaida Winch

Última alteração: 26-09-2019

Resumo


Nos últimos anos, os professores vêm passando por uma grande desvalorização, sendo ela manifestada de várias maneiras na sociedade, como: falta de infraestrutura nas escolas, baixos salários, a desvalorização da imagem do professor, entre outras. Como consequência disso, tem-se uma diminuição na procura por Cursos de Licenciatura, causando uma preocupação em como reverter esse processo. Com o passar do tempo, as requisições mínimas para ser professor e a realidade escolar mudaram, atualmente os professores lidam com turmas maiores, diversidade de alunos e mais recentemente com o desinteresse dos alunos, causado principalmente pela evolução tecnológica, onde os professores muitas vezes não estão capacitados a ministrar aulas que façam uso de tecnologia. É nesse contexto que surge o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a partir da Portaria Normativa n. 38/2007. Essa pesquisa teve como objetivo compreender os benefícios e as limitações que o PIBID trouxe para a formação inicial de professores até o momento. Para isso, aprofundamos os estudos acerca desse programa a partir dos trabalhos publicados nas edições do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) nos anos de 2014, 2016 e 2018. Dentre o rol de trabalhos alocados nos eixos temáticos deste evento, para seleção dos que seriam analisados, utilizou-se os seguintes critérios: a) conter a sigla PIBID no título; e, b) fazer referência ao PIBID em seu resumo. No ENDIPE 2014, foram analisados 61 trabalhos, no ENDIPE 2016, 26 trabalhos e no ENDIPE 2018, 37 trabalhos. Como principais benefícios que os trabalhos analisados citam sobre o PIBID está: articulação entre teoria e a prática e entre universidade e escola, auxílio na compreensão da profissão, oportunidade de os bolsistas conhecerem a realidade escolar e troca de conhecimentos entre licenciandos e professores supervisores. Como principais limitações são citados pelos artigos analisados: as bolsas devem ser estendidas a totalidade dos estudantes de cursos de licenciatura, a falta e/ou corte de recursos financeiros, a dificuldade na relação da escola com os bolsistas licenciandos e redução significativa na quantidade de bolsas ofertadas nos dois últimos editais. A partir dessas análises, podemos concluir que o PIBID vem contribuindo consideravelmente na formação inicial de professores no país, bem como, auxiliou na quebra de modelos de ensino anteriores, porém uma das principais limitações do programa é seu caráter excludente. Uma alternativa, seria tornar o PIBID parte dos componentes curriculares das universidades, sendo oportunizada a participação de todos os licenciandos.

Palavras-chave


PIBID. Benefícios. Limitações. Bolsistas. Professores Supervisores/Coordenadores.

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