Portal de Eventos do IFRS, 7ª MOEPEX

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Sistema de submissão de minicursos para eventos acadêmicos
Eduardo Cristiano Huther, Rogers Prates de Pelle *

Última alteração: 15-10-2018

Resumo


Os eventos acadêmicos são um importante meio de apresentar trabalhos científicos, neste eventos ocorrem minicurso e apresentações de trabalhos desenvolvidos pela comunidade acadêmica. Até a 6º edição a Mostra de Ensino Pesquisa e Extensão (MOEPEX), a submissão destes trabalhos eram submetidos via formulários. Este procedimento exige demasiado esforço, por parte da organização do evento. Visando melhorar este processo, o Setor de Pesquisa e Extensão solicitou ao projeto de ensino FabLab, o desenvolvimento de um sistema para submissão de trabalhos e minicursos. Os estagiários do participantes do projeto, ficaram assim, responsáveis pela implementação. Este trabalho focou no desenvolvimento do módulo de submissão e gerenciamento de minicursos. A metodologia SCRUM foi adotada no processo de desenvolvimento, contando com sprints semanais, as ferramentas utilizadas foram a linguagem de programação Python juntamente com o framework Django. O projeto passou  por várias fases, sendo elas: (i) estudo das ferramentas; (ii) levantamento e análise de requisitos, (iii) modelagem do banco de dados (iv) implementação do sistemas, (v) implantação, testes e manutenção. Inicialmente, o levantamento de requisitos ocorreu através de reuniões, a fim de sumarizar os recursos necessário para o funcionamento do sistema, após isso, houve uma fase de análise dos requisitos para verificar a viabilidade da implementação. O desenvolvimento do sistema se iniciou, com a construção das páginas em linguagem de marcação de hipertexto (HTML), na sequência, foi estruturada uma classe chamada Event, que se conecta ao banco por meio do ORM do django. Utilizando esta classe foi realizada a geração de de formulários de cadastro de minicursos e turmas. Onde o autor preenche este formulário com as informações de seu minicurso, essas informações são validadas enviadas a um Banco de Dados, onde os administradores analisam e aprovam/recusam a proposta, ainda o autor pode criar as turmas e horários em que irá ministrar o minicurso. Se um minicurso é aprovado os usuários que querem participar do minicurso podem se inscrever ao mesmo através de uma turma. Outra classe chamada Registration, foi utilizada para registrar as inscrições e a frequência dos minicursos, são realizadas consultas para gerar relatórios de frequência. Os administradores e autores do minicursos, podem monitorar os inscritos e podendo marcar a presença ou ausência do usuário inscrito. Até a data deste trabalho, o sistema conta com 926 participantes cadastrados, e comissão de organização consegue analisar todos os trabalhos em uma única plataforma agilizando e facilitando o gerenciamento do evento.

Palavras-chave


Desenvolvimento web. Informatização. Eventos Acadêmicos. Sistemas de Informação.

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