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O uso dos Objetos de Aprendizagem (OAs) como instrumentos no processo de ensino aprendizagem no conteúdo de Genética do Ensino Médio.
Gisele Patricia Scapini, Vanessa Faria De Souza *

Última alteração: 15-10-2018

Resumo


Atualmente o uso da tecnologia digital na escola não é mais questionado, o que ocorre é que nem sempre se conhece a ferramenta e as estratégias mais adequadas para o processo de ensino aprendizagem. Devido ao crescimento e disponibilidade da internet, o diálogo entre professores e alunos não pode ser mais o mesmo de épocas passadas. É eminente a adesão de tecnologias e implementação destas, na sala de aula, como forma de tornar o aprendizado mais interessante, dinâmico e interativo. Diante do exposto, a presente pesquisa possui relevância no meio escolar em função de grande parte dos professores serem imigrantes digitais frente a alunos nativos digitais. Desse modo o objetivo é inserir o uso dos Objetos de Aprendizagem (OAs) como forma de materializar o discurso do professor, por vezes abstrato, e ainda proporcionar melhor contextualização do ensino, no que se refere a facilitar e dinamizar as aulas de Genética do Ensino Médio, conteúdo tão presente no cotidiano dos estudantes e capaz de auxiliar na tomada de decisões em relação a sua própria vida. A pesquisa está em desenvolvimento e terá sua metodologia dividida em 4 etapas distintas: A primeira restringe-se a uma revisão bibliográfica a respeito do tema; Na segunda serão selecionados 3 OAs disponíveis no repositório NOAS (Núcleo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Significativa), um dos maiores repositórios online e gratuitos traduzido para Português; A terceira etapa consistirá na utilização desses softwares por profissionais da área da educação com formação em Biologia, com o intuito de validar sua eficácia e/ou eficiência no processo de ensino aprendizagem, a avaliação será realizada de forma empírica, mas também pautada em avaliações já elaboradas de softwares educativos registradas na literatura; Por fim na quarta etapa serão descritas as características positivas e/ou negativas de cada software, sendo possível apresentar sua relevância na utilização em sala de aula. Como resultados espera-se que a utilização dos OAs auxilie os professores e facilite a aprendizagem dos alunos. Sendo assim, pretende-se como conclusão da pesquisa disponibilizar materiais e referenciais bibliográficos que possam amparar os professores em sua prática docente.


Palavras-chave


Objetos de Aprendizagem. Ensino Médio. Genética.

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