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Alfabetização científica como uma possibilidade de inclusão social
Guilherme De Bortolli Amaral, Carla luiza Rannov, Jonas Anversa, Vanussa Gislaine Dobler De Souza, Vânia Luisa Behnen Cord, Ivo Mai *

Última alteração: 18-09-2018

Resumo


O presente trabalho é o resultado de uma ação de extensão que visa promover o conhecimento científico, especificamente de assuntos elencados nas disciplinas de Física e Matemática destinadas para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Observando a dificuldade de acesso e permanência, nos cursos técnico integrados no nosso Campus, de alunos oriundos de famílias em vulnerabilidade social, justifica-se o esforço em trabalhar aspectos práticos, de uso no cotidiano e contextualização de temas científicos, especialmente relacionados aos conhecimentos nos quais identificamos as maiores dificuldades de aprendizagem de alunos ingressantes.  O principal objetivo é despertar a curiosidade e o interesse e promover a inclusão social pelo domínio dos conhecimentos científicos, retirando os participantes da inércia social, estimulando o pensamento científico e aplicação dos conhecimentos na solução de problemas cotidianos. As atividades são desenvolvidas na forma de oficinas semanais, com aulas práticas, interdisciplinares, participando alunos do Ensino Fundamental do Centro Social Floresta Nestor Mendes, Ibirubá e escolas públicas do município de Fortaleza dos Valos. As oficinas consistem em três momentos: a problematização inicial, onde o professor assume o papel de questionador; momento de atividades práticas que visam levar os alunos a descobrirem procedimentos que levam às respostas das questões levantadas; e o momento da discussão em que resultados são analisados numa abordagem qualitativa. Os temas abordados estão relacionados com princípios da ótica e a geometria aplicada e a teoria dos conjuntos que explicam a formação das cores secundárias e terciárias. Os resultados positivos são sentidos pelo nível de satisfação dos participantes, da utilização dos conhecimentos adquiridos em situações familiares reais e do ingresso de alunos nos cursos oferecidos pelo campus, acontecendo o processo de inclusão e o cumprimento da função social da instituição.


Palavras-chave


Alfabetização científica. Inclusão social. Ensino. Problematização.

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