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Práticas educacionais interdisciplinares aplicadas ao meio ambiente através de uma horta na Escola Aníbal Magni
Tífani Lamb Dietze, Dainara Regina Roesler, Marjory Nathalie Meglin, Eduardo Matos Montezano *

Última alteração: 21-09-2018

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo desenvolver práticas educacionais interdisciplinares, aplicadas ao meio ambiente, através da implantação e manutenção de uma horta escolar, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aníbal Magni, situada na localidade de Arroio Grande - Selbach/RS. Este trabalho faz parte do projeto de Extensão “Hortas escolares: desenvolvendo práticas educacionais interdisciplinares aplicadas ao meio ambiente”. A horta vem sendo utilizada como um espaço didático, contextualizado e interativo, gerando informações que permitem contribuir para uma aprendizagem que associe a teoria à prática. A metodologia utilizada é definida a partir de reuniões de planejamento entre os participantes do projeto (alunos, professores e equipe de execução), para isso, foi definido um cronograma de atividades. O público participante do projeto são aproximadamente 20 alunos das séries iniciais (2° e 3° anos) e das séries finais (7°, 8° e 9° anos) do ensino fundamental. Dentre as atividades realizadas, foram organizadas conversas sobre os cuidados na implantação dos canteiros e preparo do solo, transplante de mudas de hortaliças e espécies ornamentais, semeadura de hortaliças, irrigação dos canteiros, limpeza dos canteiros e cuidados gerais na horta. Essas atividades são acompanhadas pelas bolsistas do projeto e eventualmente pelos professores, sendo os alunos que aplicam de forma prática os conceitos discutidos anteriormente. As atividades de manutenção da horta escolar não ocorrem somente durante as visitas dos bolsistas, mas em horários alternativos, em que os professores encaminham os alunos para o espaço da horta, para a realização dos cuidados necessários e demais atividades didáticas de caráter interdisciplinar e ambiental. Neste trabalho, buscou-se também destacar a importância de uma alimentação saudável a partir do consumo de hortaliças diversas, demostrando aos alunos a possibilidade de produzi-las sem o uso de agrotóxicos na horta, reforçando a ideia de uma horta de base ecológica. Cabe destacar o aspecto positivo referente ao envolvimento de professores e alunos de forma satisfatória na execução do projeto. As ações realizadas até o momento, demonstraram que o projeto tem contribuído para o aprendizado dos alunos, mantendo-os motivados para a realização das atividades no ambiente da horta escolar. Contudo, é possível enfatizar que a busca pela interdisciplinaridade tem sido uma forte aliada para melhorar o processo de ensino-aprendizagem e, assim, interagir com os diversos conteúdos trabalhados, proporcionando uma educação dinâmica e motivadora, destacando que a melhor maneira de socializar o conhecimento é através do trabalho em grupo.


Palavras-chave


Hortas. Interdisciplinaridade. Meio Ambiente.

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