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Engenharia de software: Modelo de ciclo de vida RAD.
Claudio Jorge Eckert Junior, Iuri Crisnei Kunz, Tiago Rios Rocha *

Última alteração: 26-09-2018

Resumo


Estudos da área de Engenharia de Software tiveram início na década de 60, a denominada crise do software em que foram expostos recorrentes problemas no desenvolvimento. Pesquisas da Chaos Report da Standish Group indicaram que em 2013 os projetos analisados obtiveram 48% de atrasos ou prejuízos e 16% de fracassos ou falhas. A engenharia de software tem por objetivo organizar o desenvolvimento através da integração entre pessoas, ferramentas e processos, sendo fragmentada em fases com objetivos definidos, a intercalação das fases são definidas a partir dos modelos de ciclo de vida, estes são estágios percorridos pelo software durante a sua criação, denominados análise, projeto, desenvolvimento, teste, implementação e manutenção. O modelo de ciclo de vida RAD (Rapid Application Development) possui as fases de modelagem do negócio, modelagem de dados, modelagem do processo, geração da aplicação e teste. O modelo RAD é apropriado para o desenvolvimento de software que faça uso de classes preexistentes (APIs), que a distribuição do produto seja pequena, o âmbito do projeto seja restrito e possa ser dividido em módulos independentes. Como vantagens ele permite o desenvolvimento rápido entre 60 e 90 dias e dividido em equipes, na qual cada uma recebe parte do software que no final são integradas para formar o todo. Permite a criação e reutilização de componentes, onde o desenvolvimento é conduzido em um nível alto de abstração com maior flexibilidade e redução de codificação manual como atualmente vários frameworks suportam, proporcionando um maior envolvimento do usuário com custos reduzidos. Em contrapartida, se tiver altos riscos técnicos, teste de novas tecnologias, interação com outros softwares, dificuldades no gerenciamento do projeto e se uma aplicação não puder ser modularizada com cada função principal completada em menos de três meses, não é aconselhado o uso, para projetos grandes, porém escaláveis, exige-se recursos humanos suficientes para criar o número correto de equipes, aumentando os custos do projeto.


Palavras-chave


Framework. Ian Sommervile. Coleções de classes para criar sistemas de aplicação. Software. Ian Sommervile. Conjunto de vários artefatos. Modelo. Ian Sommervile. Definição de métodos.

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