Portal de Eventos do IFRS, 7ª MOEPEX

Tamanho da fonte: 
Monitoria nos componentes curriculares da área de termo-fluidos no Curso Superior em Engenharia Mecânica
Manoel Fredrich, Daniel Vieira Pinto *

Última alteração: 24-09-2018

Resumo


No curso de Engenharia Mecânica têm-se disciplinas que exigem alta carga de estudo e dedicação. Para isso são desenvolvidos projetos com objetivo de auxiliar os estudantes para melhor compreender os conteúdos, contribuindo, assim para o êxito no processo de ensino/aprendizagem. Desse modo, criou-se o projeto de monitoria das disciplinas da área de termo-fluidos, haja vista que nestes componentes curriculares encontra-se grande índice de reprovação de alunos. O projeto tem a intenção de diminuir o índice de retenção no curso de Engenharia Mecânica. Não obstante a isso, melhorar o entendimento dos conteúdos das disciplinas. Para atender as necessidades dos alunos foi desenvolvido, juntamente com os professores das disciplinas, um cronograma de atendimento, sendo disponibilizado para os docentes e discentes. Neste projeto foram contemplados os componentes curriculares de Física II, Mecânica dos Fluidos, Termodinâmica e Transferência de Calor. Após isso os discentes já poderiam procurar o monitor para sanar as suas dúvidas encontradas na resolução de exercícios propostos pelos professores. Esta procura poderia ser feita pessoalmente ou via e-mail ou pelo aplicativo WhatsApp, proporcionando assim mais possibilidades de atender os estudantes que necessitam sanar suas dúvidas sobre os conteúdos e exercícios das disciplinas. Apesar da baixa procura dos discentes no início do projeto, aqueles que procuram, conseguiram sanar suas dúvidas e compreenderam melhor os conteúdos. Com estes resultados obtidos, conclui-se que o projeto atende as necessidades dos alunos. Para o bolsista o projeto trouxe uma visão de como é o cotidiano de um docente, pois, foram realizados períodos de preparação pedagógica para atender os discentes.

 


Palavras-chave


Atendimento pedagógico. Estudo direcionado. Compreensão de conteúdos.

Texto completo: PDF