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Trilha ecológica interpretativa do IFRS Campus Ibirubá, estratégia para o desenvolvimento da educação ambiental
Rafaela Zanrosso Vieira, Marina Franciozi Parizotto, Suzana Ferreira Da Rosa*

Última alteração: 19-09-2018

Resumo


O projeto de extensão intitulado como “Trilha ecológica interpretativa do IFRS Campus Ibirubá, estratégia para o desenvolvimento da educação ambiental” através da trilha localizada no Instituto, promove ações com a comunidade interna e externa do campus, ampliando e despertando o conhecimento de jovens estudantes a respeito da fauna e flora. Torna-se, cada vez mais, de suma importância o conhecimento sobre a biodiversidade existentes em nosso planeta, além de manter o equilíbrio ecológico sendo habitat de muitas espécies vegetais e animais, são as árvores as principais produtoras do oxigênio respirado pelos seres vivos. Desta forma, com o grande avanço dos centros urbanos, das tecnologias e com a redução das matas e vegetações, torna-se fundamental a abordagem sobre a importância de preservar, cuidar e adquirir conhecimento sobre a biologia, morfologia e a conservação destes locais. Além disso, o uso de trilhas ecológicas constitui-se em importante ferramenta de educação ambiental, pois os estudantes tem a oportunidade de ter o contato com a natureza e dessa forma busca-se incentivar estratégias comportamentais para a manutenção de ambientes naturais para a preservação da biodiversidade. Com isto, o objetivo desse trabalho é abordar com a comunidade jovem das escolas da região, na visita à trilha ecológica, as mais variadas espécies de vegetais e animais nativos. Realizou-se a reabertura da trilha ecológica, elaboração de um roteiro didático e atrativo, abordando também a parte da morfologia vegetal, novas placas de sinalização para a trilha e imagens ilustrativas dos animais que a compõe, incluindo animais que ocorriam na região e foram extintos devido à fragmentação do ecossistema natural. A trilha também possui importantes remanescentes da flora nativa, exemplares arbóreos de grande porte como canela-preta (Nectandra megapotamica), canela-lagena (Ocotea pulchela), grápia (Apuleia leiocarpa), caroba (Jacaranda micranta), cedro (Cedrela fissilis), canjerana (Cabralea canjerana) entre outros de grande importância para a alimentação da fauna como o jerivá (Syagrus romanzophyana) e guavirova (Campomanesia xantocarpa). Também estão presentes no percurso da trilha espécies características do interior das matas como árvores de menor porte, orquídeas, bromélias, musgos, samambaias e o xaxim (Dicksonia sellowiana) espécie em extinção. Foram recebidos quarenta (40) estudantes de 4°, 5° e 6° anos da Escola Estadual Progresso, da cidade de XV de Novembro, que acompanharam o percurso e a apresentação do roteiro elaborado. Os resultados obtidos estão de acordo com o esperado acerca do ensino que está sendo passado de fauna e flora, observa-se que os estudantes após a conclusão do percurso ficam satisfeitos com a visita, por observarem o ambiente natural na prática e por estar em contato com a natureza. Considera-se importante a utilização do espaço da trilha para o desenvolvimento da educação ambiental no âmbito da educação básica na região de Ibirubá.


Palavras-chave


Trilha ecológica. Educação Ambiental. Fauna e flora.

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