Última alteração: 25-09-2018
Resumo
O presente relato é resultado do projeto “Monitoria no estágio curricular obrigatório” que oportuniza o apoio de estudante-monitor no desenvolvimento do estágio curricular do estudante surdo do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFRS - Campus Ibirubá. O projeto justifica-se pela necessidade de mediar a comunicação do estagiário com os servidores envolvidos no estágio e contribuir na compreensão do conhecimento técnico-científico que o mesmo proporciona. Ao participar da monitoria o estudante-monitor tem a possibilidade de ampliar sua formação acadêmica, auxiliar no atendimento ao estudante quanto à escrita do relatório e à apresentação das experiências do estágio. As atividades são desenvolvidas nos setores agropecuários, especificamente, no setor de bovino de leite do campus, nas quartas e sextas-feiras, no turno da tarde. Semanalmente, é realizado o registro, através de imagens para auxiliar na construção do relatório final. Ressalta-se que a seleção do bolsista deu-se pela facilidade de comunicação em língua de sinais com o estudante surdo e pelo conhecimento na área específica do estágio. O projeto teve início em abril de 2018 estendendo-se até setembro com atividades práticas. No período de outubro a dezembro as atividades concentram-se na escrita do relatório final de estágio. O projeto apresenta, até o momento, resultados satisfatórios. A Política de Ações Afirmativas no Campus Ibirubá, instituída no IFRS conforme a Resolução nº 022, de 25 de fevereiro de 2014, tem como finalidade orientar ações de inclusão nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, para a promoção do respeito à diversidade. As atividades realizadas permitem o desenvolvimento de competências técnicas, pessoais e comunicativas, fazendo referência ao processo de inclusão do estudante surdo. Além disso, a monitoria aliada ao estágio proporciona atitude crítica em relação ao conhecimento e as suas formas de aplicação. Associar a pesquisa com a prática da profissão e desenvolver o prazer no desempenho profissional dos estudantes contribui para uma formação integral para o mundo do trabalho.