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Reflexões sobre o Ensino/Aprendizagem de Microbiologia no Instituto de Educação Mãe de Deus
Rayssa Tormes Amarante, Micheli dos Santos De Lima

Última alteração: 15-10-2018

Resumo


Microbiologia do grego mikrós, que significa pequeno e biologia do (grego bíos, vida + grego lógos, estudo, tratado) é a área da biologia que estuda os microrganismos, seres que a olho nu não podem ser observados. Por se tratar de um mundo microscópico e muitas escolas não possuírem os equipamentos necessários, ou também pelo fato de que alguns professores não conhecem o funcionamento do aparelho utilizado para a visualização, o ensino nas instituições públicas tem sido prejudicado e os alunos estão saindo da escola sabendo muito pouco sobre está área. Com o objetivo de identificar como tem sido o ensino de microbiologia, foi realizada uma pesquisa quantitativa com alunos de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio do Instituto de Educação Mãe de Deus na cidade de Tupanciretã/RS, onde foi aplicado um questionário com 10 questões básicas de múltipla escolha sobre micro-organismos. Foi possível com esta pesquisa notar que apesar de não haverem aulas práticas e laboratórios equipados para estas, os alunos do terceiro ano desta instituição estão saindo do ensino médio com conhecimento satisfatório em relação ao conteúdo de microbiologia, está avaliação foi possível através da análise da porcentagem de erros e acertos dos alunos ao responderem ao questionário. É notável que as aulas práticas proporcionam aos alunos aproximar a teoria da prática, facilitando então a compreensão do conteúdo, além de tornar as aulas mais atrativas, pois saem da rotina de sala de aula, assim despertam o interesse dos alunos para o que está sendo ensinado, garantindo com que o ensino/aprendizagem aconteça de forma mais significativa, possibilitando aos alunos da rede pública maiores oportunidades de continuar os estudos após o ensino médio.


Palavras-chave


aulas práticas. Laboratório. Pesquisa. Satisfatório.

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