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A compreensão de textos orais e a leitura
Patrícia de Oliveira, Lucilene Bender de Sousa *

Última alteração: 25-09-2018

Resumo


A leitura é uma das principais formas de aquisição do conhecimento. Inicialmente, se aprende a ler e depois se lê para aprender, por isso o ensino da leitura é um dos objetivos centrais da educação. Entretanto, sabe-se que muitos estudantes chegam ao Ensino Médio ainda com sérios problemas de compreensão. Pesquisas em nível nacional têm concentrado esforços na investigação dos problemas de alfabetização, porém poucas têm se dedicado ao estudo das dificuldades de compreensão leitora. Diante dessa carência, este projeto objetiva investigar a relação entre a habilidade de compreender textos orais e a habilidade de compreender textos escritos. A metodologia envolveu, além da pesquisa bibliográfica, a análise estatística de dados previamente coletados pela pesquisadora (CEP 24304113.0.0000.5336) em um projeto que teve a participação de 336 estudantes de 8ª série de escolas públicas em três instrumentos: avaliação da leitura de palavra isolada, avaliação da compreensão de textos escritos, avaliação da compreensão de textos orais. Verificou-se que o desempenho médio dos estudantes foi menor na compreensão de textos orais do que na compreensão de textos escritos. Contudo, essa diferença foi maior para leitores cujos acertos foram muito abaixo ou acima da média do grupo pesquisado. A partir da comparação dos resultados bibliográficos e estatísticos, busca-se conhecer como essas habilidades se relacionam de modo a esclarecer questões a cerca da origem das dificuldades de compreensão leitora e nortear o desenvolvimento de intervenções pedagógicas que auxiliem leitores com dificuldades de compreensão. Assim, o projeto visa a contribuir tanto com a pesquisa quanto com o ensino de língua materna, especialmente da leitura.


Palavras-chave


Leitura. Compreensão. Textos escritos. Textos orais.

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