Última alteração: 02-10-2017
Resumo
A forma tradicional de ensino ainda é muito utilizada atualmente nas escolas. Essa metodologia, assim como outras, as vezes não possibilita a todos os alunos uma boa compreensão dos conteúdos da disciplina, uma vez que cada aluno possui formas diferentes de aprender. Portanto outras possibilidades devem ser pensadas pelo educador, é fundamental propor situações desafiadoras, momentos de reflexão, de interação, troca de experiências, pesquisas e práticas que envolvam a educação, em busca de uma construção de conhecimentos e não somente reprodução. Neste aspecto a formação acadêmica do licenciando necessita preparar o futuro docente para os desafios em sala de aula, estando disposto a vivenciar estes momentos, pesquisar, planejar estas aulas e resguardar um tempo para esses procedimentos, não ter receio de mudanças buscando novos recursos e desafios a fim de favorecer a prática pedagógica e a construção do conhecimento, ensinando e aprendendo junto aos estudantes. Sendo assim, o PIBID é de suma importância, pois proporciona aos licenciandos a oportunidade de aprender relacionando os conteúdos com a sua realidade. O PIBID no IFRS- Campus Ibirubá é desenvolvido na disciplina de matemática em instituições públicas onde são realizadas atividades diferenciadas, tais como jogos pedagógicos e atividades práticas. O que instigou esta participação é a realidade da educação, a importância da aprendizagem significativa e a necessidade de utilizar recursos pedagógicos em sala de aula. Os objetivos são proporcionar oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino aprendizagem e desenvolver atividades diferenciadas envolvendo os conceitos matemáticos estudados. A escola em que são realizadas as atividades é a Escola Estadual de Ensino Básico General Osório com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio. Primeiramente é realizada observação da aula de matemática, seguido de monitorias nas quais os bolsistas buscam sanar as dúvidas dos alunos quando solicitadas, o que possibilita identificar as deficiências no aprendizado da disciplina. Simultaneamente são realizadas reuniões pedagógicas entre bolsistas e professor supervisor, para planejamento das atividades diferenciadas a serem aplicadas definindo o melhor recurso pedagógico. As atividades diferenciadas são executadas pelos bolsistas com a supervisão do professor, destacando-se: plano cartesiano humano, representação gráfica da função afim no Multiplano, construção de gráficos no Geogebra. As experiências vivenciadas em sala de aula por meio das atividades mencionadas proporcionaram um aprendizado significativo para os envolvidos e a relação entre teoria e prática.