Portal de Eventos do IFRS, 6ª MOEPEX

Tamanho da fonte: 
Formação interdisciplinar: A prática da apicultura
Hélio Gonçalves dos Santos Filho, Talita Vieira Broca, Maria Inês Simon*

Última alteração: 03-10-2017

Resumo


Este trabalho visa a descrição das atividades desenvolvidas em um projeto ligado à apicultura, buscando aliar conceitos trabalhados em diferentes disciplinas do curso Técnico Integrado em Agropecuária à prática educativa. O pressuposto é considerar que uma aprendizagem significativa acontece quando há possibilidades de aliar conhecimentos teóricos à prática da vida e do mundo do trabalho. Os objetivos: visam construir o conhecimento científico aliando teoria e prática no intuito de educar para a vida cotidiana e oportunizar melhor inserção no mundo do trabalho. A metodologia definida para a realização do projeto envolveu a definição de atividades a serem realizadas no Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Apicultura (LApis) do IFRS - Campus Ibirubá e conta com o assessoramento da Coordenadora do LApis e de bolsistas que atuam no laboratório. É realizado em parceria com o Núcleo de Atendimento à Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). As atividades do projeto são realizadas com o acompanhamento dos bolsistas, da Coordenadora e da Orientadora do projeto, além de professores que atuam na turma do 2º Ano do Curso Técnico em Agropecuária. As atividades do projeto, que iniciou em maio/2017, contemplaram até o momento, ações relacionadas ao manejo da prática apícola, como preparo de alimentos de subsistência e estimulante, manejo alimentar com diferentes alimentadores, controle das formigas, identificação de castas, substituição da rainha, substituição de cera, medidas das colmeias, medidas dos espaços das abelhas. A previsão é de que o encerramento do projeto ocorra em dezembro, sendo que as atividades que ainda deverão ser desenvolvidas, envolvem colheita e processamento do mel, estudo do aparelho reprodutor da flor, clima floração, época de florescimento, estudo das abelhas sem ferrão - meliponicultura, entre outros. Resultados parciais: O trabalho tem possibilitado unir o conhecimento teórico de sala de aula à experiência. Possibilitou estudar vários aspectos da vida das abelhas e assim poder tirar melhor proveito da capacidade que ela possui de produzir mel e outros produtos. Aos poucos, o projeto conseguiu despertar o interesse pela apicultura sendo que a mesma está sendo percebida como possibilidade de profissão e renda.


Palavras-chave


Apicultura. Conhecimento científico. Prática profissional.

Texto completo: PDF