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Estímulo ao discente de ciência da computação através da realização de monitoria
Júlia Santos Wendling, Laura Maria Borsatto Hauschild, Tiago Rios da Rocha*

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


O projeto chamado “Acompanhamento ao Ensino de Computação: Monitoria, Nivelamento e Atividades de Estímulo ao Discente” tem por objetivo incitar os alunos do curso Bacharelado em Ciência da Computação do IFRS Campus Ibirubá a despertarem o interesse no estudo de tecnologias ligadas a computação, e também a buscarem interações que produzam avanços no aprendizado. O projeto envolve uma série de atividades, dentre elas, o acompanhamento através de ações de monitorias e a realização de oficinas tecnológicas. Nas oficinas é proporcionado o aprofundamento prático e teórico de temas preferenciais dos alunos ligados a área da computação, com atividades extracurriculares, já que os mesmos estão iniciando seus estudos e não possuem o conhecimento necessário. Nas monitorias, o foco principal dos bolsistas é o auxílio aos alunos e ao professor na realização de trabalhos práticos e experimentais e em atividades de classe. Já no nivelamento, o foco principal é para que não haja grandes discrepâncias entre o nível de aprendizado e conhecimento dos alunos, sendo isso resultado das monitorias. Também existe o estímulo aos alunos, para que haja a diminuição do número de evasão nas disciplinas tecnológicas, problema causado pela dificuldade em disciplinas relacionadas a Programação, esse estímulo é realizado através de oficinas extracurriculares, citadas acima. No primeiro semestre de 2017, foi realizado um acompanhamento na disciplina de Algoritmos, do primeiro semestre de Ciência da Computação. O projeto teve início no ano de 2016 e a mesma disciplina no ano de 2015 não teve o acompanhamento de monitorias. Os resultados parciais são os seguintes: no ano de 2015 do total dos alunos, 44,44% foram aprovados, nenhum aluno foi reprovado, 3,7% reprovaram por frequência e 51,85% desistiram do curso. Já no ano de 2016, foram aprovados 53,12% do total de alunos, 12,5% foram reprovados, 3,12% foram reprovados por frequência e 31,25% desistiram do curso. Por fim, no ano de 2017, foram aprovados 45,72% dos alunos, 22,86% foram reprovados, 20% reprovaram por frequência e 11,43% dos alunos desistiram do curso. Podemos observar, com base nestes dados, que o número de evasão dos alunos diminuiu consideravelmente nos anos em que se teve a monitoria, concluindo um dos objetivos deste projeto de ensino. Notoriamente, com a continuidade do projeto alcançaremos inúmeros outros objetivos.


Palavras-chave


Informática. Computação. Monitoria. Evasão. Nivelamento

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