Portal de Eventos do IFRS, 6ª MOEPEX

Tamanho da fonte: 
Hortas escolares: uma experiência na escola municipal de Arroio Grande em Selbach- RS.
Cristiane Moi Soares, Marina Alessa Kilpp, Ben-Hur Costa Campos, Raquel Lorensini Alberti, Eduardo Matos Montezano*

Última alteração: 04-10-2017

Resumo


A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelas crianças, explorar sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico. Neste sentido com a realização deste trabalho buscou-se efetivar a importância da interdisciplinaridade integrada as diferentes áreas de conhecimento, sendo ressaltada a importância das hortaliças numa alimentação saudável, práticas agrícolas que possam possibilitar a implantação de uma horta escolar com base ecológica, aliando de maneira prática o conteúdo teórico trabalhado em sala de aula das diferentes áreas do conhecimento. O presente projeto teve por objetivo desenvolver ações voltadas para a realização de práticas interdisciplinares através da implantação de hortas escolares e demais atividades como palestras, oficinas e confecção de material didático de apoio, atuando em escolas municipais do município de Selbach, com professores e alunos do ensino fundamental. A instituição participante do projeto onde foi desenvolvida a prática educacional interdisciplinar aplicada ao meio ambiente, através da implantação de hortas escolares é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Aníbal Magni do município de Selbach-RS, sendo envolvidas turmas entre 5º e 9º ano. Além disto destaca-se nas atividades desta escola a inclusão de alunos com necessidades especiais. A metodologia utilizada foi baseada em reuniões e visitas junto aos representantes da escola participante, além da definição de ações interdisciplinares com os professores das diferentes áreas de atuação. As ações foram realizadas semanalmente na escola, sendo que a cada semana o cronograma foi realizado de acordo com as turmas correspondentes. Os resultados alcançados até o momento são a realização de reuniões de planejamento e trabalho junto aos professores e alunos participantes do projeto e a equipe de execução, além da efetiva implantação da horta escolar, através de inúmeras atividades como limpeza da área, preparo de canteiros, semeadura, transplantio de mudas e outros cuidados como adubação, irrigação. Procederam-se palestras e oficinas sobre a importância das hortaliças na alimentação saudável, compostagem e uso de plantas medicinais. As praticas até agora realizadas na condução do projeto tem contribuído efetivamente para inúmeras atividades didático-pedagógicas desenvolvidas pelos professores participantes, bem como permitido uma aproximação maior entre o IFRS e a comunidade externa do município de Ibirubá e região.

 


Palavras-chave


Hortaliças. Interdisciplinaridade. Meio Ambiente. Educação.

Texto completo: PDF