Portal de Eventos do IFRS, 6ª MOEPEX

Tamanho da fonte: 
Ensino de Metodologias Analíticas para Análise de Solos
Maria Carolina Theisen, Nidgia Maria Nicolodi, Vinícius Cavani, Ben-Hur Costa Campos, SANDRA MEINEN CRUZ*

Última alteração: 04-10-2017

Resumo


O projeto Ensino de Metodologias Analíticas para Análise de Solos desenvolvido no laboratório de solos do IFRS-Campus Ibirubá tem por objetivo principal o ensino, bem como o apoio à pesquisa e, futuramente, a prestação de serviço aos produtores da região.  No entanto, sendo o ensino o foco do projeto, as atividades visam atender e dar suporte aos conteúdos trabalhados na sala de aula, nas disciplinas de solos dos cursos superior de agronomia e técnico em agropecuária. A análise de solo é uma ferramenta muito importante, tendo em vista que, através do laudo de análise, os produtores e agrônomos tem conhecimento da real situação em que se encontra a área cultivada. Desta forma, é possível realizar cálculos, como por exemplo, da quantidade de adubação necessária para aquela área e, consequentemente, a necessidade de correção do solo. Portanto, a análise de solo deve ser incluída no planejamento do agricultor, antes de fazer o devido manejo de sua área. Com isso, o objetivo é atingir uma maior produtividade em menor espaço preservando o solo. Nesse sentido, o laboratório de solos do IFRS – Campus Ibirubá, é voltado para a realização de análises com a finalidade de caracterizar as propriedades físicas e químicas do solo. Devido ao fato de a região do Alto Jacuí – onde situa-se o campus – ser essencialmente agrícola, é imprescindível a presença de um laboratório que possa dar suporte aos produtores, fornecendo de maneira rápida o laudo de análise de solo, sendo este o objetivo futuro do projeto. As metodologias utilizadas no laboratório da instituição são as mesmas adotadas pelos laboratórios integrantes da ROLAS (RS e SC). Por fim, as atividades desenvolvidas no referido laboratório instigam os alunos a buscar informação, gerando o conhecimento. Além do conteúdo teórico, a realização das aulas práticas desenvolvidas no laboratório enriquece ainda mais a formação acadêmica de todos os estudantes, preparando-os para a futura vida profissional.


Palavras-chave


Análises. Ensino. Solos.

Texto completo: PDF