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Atividades de extensão do projeto hortas escolares na Escola Municipal Rincão Seco – Ibirubá - RS
Marina Alessa Kilpp, Cristiane Moi Soares, Ben-Hur da Costa Campos, Raquel Lorensini Alberti, Eduardo Matos Montezano

Última alteração: 02-10-2017

Resumo


O projeto Hortas Escolares: desenvolvendo práticas educacionais interdisciplinares aplicadas ao meio ambiente teve por objetivo a implantação e manutenção de uma horta escolar em um espaço já existente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rincão Seco, situada no município de Ibirubá-RS. Além disso, o trabalho previu outras atividades que puderam ser realizadas em sala de aula como palestras, oficinas e outras práticas pedagógicas. Ao longo dessas ações pode-se efetivar o caráter interdisciplinar da proposta através da integração de diferentes áreas do conhecimento, destacando a importância das hortaliças numa alimentação saudável aliadas a práticas agrícolas que possibilitam a implantação de uma horta escolar de base ecológica, fortalecendo a educação ambiental. A utilização da horta pode ser feita pelos professores das diferentes áreas de conhecimento (ciências, geografia, matemática, língua portuguesa e outras) onde cada um, pode trabalhar seu conteúdo de forma aplicada, utilizando um espaço fora da sala de aula, permitindo a interação entre os estudantes e o meio ambiente. A metodologia adotada foi baseada em reuniões de planejamento entre os representantes do projeto do IFRS e da escola.  Contudo, também foram estabelecidas ações interdisciplinares com os professores das diferentes áreas de atuação a fim de elencar ideias e novas sugestões para o andamento do projeto. Os resultados encontrados até o momento foram a realização de palestras direcionadas aos alunos participantes do projeto, onde foi abordada a importância das hortaliças na alimentação; a implantação da horta propriamente dita, através de atividades como semeadura, transplante de mudas, plantio, irrigação e tratos culturais. Foram também realizadas atividades sobre compostagem, possibilitando aos alunos a oportunidade de tirar dúvidas e entender melhor como funciona o processo de compostagem e vermicompostagem, e de que forma pode ser feita a utilização e aplicação como adubo orgânico. Foram realizadas atividades sobre plantas repelentes e como elas podem colaborar de forma positiva para a horta, diminuindo o ataque de insetos e outras pragas. Ademais, foram feitas atividades de produção de mudas de morangueiro com os alunos do turno da manhã, para que pudessem aprender técnicas adequadas e necessárias para o cultivo dessa hortaliça. Cabendo ainda destacar que foram desenvolvidas atividades lúdicas de desenhos com as séries iniciais e trabalhos didáticos com o ensino fundamental. As atividades realizadas até o momento na condução do projeto têm contribuído efetivamente para inúmeras atividades didático-pedagógicas desenvolvidas pelos professores participantes, bem como permitido uma aproximação maior entre o IFRS e a comunidade externa.


Palavras-chave


Hortaliças. Meio ambiente. Educação. Ensino fundamental

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