Última alteração: 15-10-2016
Resumo
Um estudante de licenciatura necessita em média 4 anos para a formatura. Durante o decorrer destes 4 anos, aprende-se diferentes maneiras de ensinar a construir os conhecimentos junto aos alunos, a fim de tornar o ensino aprendizagem de maneira mais palpável. Ao realizar os estágios curriculares do curso de licenciatura, o estudante passa a conhecer, e se tornar mais próximo de uma escola, onde passa a conhecer realidades, funcionamentos, o projeto político e pedagógico, e o principal aprende com a prática a atividade docente. Este trabalho tem como objetivo a troca de experiências e a socialização de conhecimentos sobre as práticas de ensino e a real situação da aprendizagem de matemática em escolas públicas municipais. Será feita uma revisão bibliográfica sobre o ensino de matemática na rede fundamental, além da coleta de dados e análises do site QEdu, que tem como objetivo permitir que a sociedade saiba e acompanhe como está a qualidade do aprendizado dos alunos nas escolas públicas. A realidade do ensino em escolas municipais é embasada por índices, porém, nem sempre estes índices são satisfatórios vistos em dados do desenvolvimento escolar da Prova Brasil. Na real prática docente aprendemos a dar aulas para alunos despreparados, sem o embasamento necessário para o nível de ensino em que se encontram, desmotivados e com vícios de ensino, sendo muitas vezes aprovados para outros anos sem terem aprendido os conteúdos necessário. É comum observar pessoas conversando sobre os rumos da Educação Brasileira, porém, o que se faz para melhorar a educação? Os pais estão observando o quê os filhos estão aprendendo? Como funcionam as normas da escola? Elas são cumpridas? O processo de ensino não deve se limitar a uma sala de aula, mas deve estar entre o contexto da sociedade. O que se pergunta é o porquê de se obrigar a atingir índices de aprovações se alguns de nossos educandos não condizem com o aprendizado necessário para um avanço de nível da educação. Assim sendo, pretende-se divagar sobre a atual prática docente no ensino de matemática.