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Práticas Emancipatórias no Contexto Infanto-Juvenil: Da Formação ao Protagonismo
Ana Paula de Almeida, Betina Pazinatto, Keli Possamai

Última alteração: 18-10-2016

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo contextualizar as práticas vivenciadas no Projeto de Extensão Diálogos para a Cidadania: O Protagonismo Infanto-Juvenil, o qual nasceu a partir de uma perspectiva de formação cidadã, buscando trabalhar questões sociais que permeiam o contexto social de crianças e adolescentes entre 8 a 13 anos que frequentam o Centro Social da Floresta em turno inverso a escola, do município de Ibirubá. O Centro Social é uma Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social. As atividades acontecem semanais, envolvendo diferentes propostas de intervenção, relacionadas a construção de estratégias coletivas para o enfrentamento do bullying, cine debate explorando os retratos da violência no âmbito escolar, representação social da identidade: diversidade e diferenças, construção da cartografia do bairro floresta, implicações das drogas e bullying no contexto da legislação brasileira e a realização de passeio cultural no IFRS/campus Ibirubá. O recurso metodológico de intervenção para o desenvolvimento das oficinas dialógicas e participativas em forma de vivências formativas, promoveu a percepção da realidade de si próprio e o contexto em que está inserido, onde observa-se que a grande maioria das crianças e adolescentes estão antenados a realidade, sabem o que desejam, e o pensam sobre o futuro. Entretanto, observa-se que uma pequena fração das crianças e adolescentes estão mais expostas as questões de violência família e abuso sexual, bullying e a familiares que são usuários de drogas tem a identidade mais frágil, são menos expressivos, as vezes  com comportamento violentos ou retraído frente aos demais participantes. A equipe técnica colaborativa do projeto é constituído por discentes, docentes e técnicos administrativos e comunidade externa. Deste modo, o projeto vem permitindo a criação de novas estratégias de desenvolvimento local e comunitário destinadas ao protagonismo infanto-juvenil.

 

Palavras-Chave: Protagonismo. Infanto-Juvenil. Formação.




Palavras-chave


Protagonismo. Infanto-Juvenil. Formação

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