Tamanho da fonte:
Ensino Híbrido: Experimentando o Modelo de Laboratório Rotacional
Última alteração: 17-10-2016
Resumo
A atividade desenvolvida aborda a aplicação do Ensino Híbrido com os alunos do terceiro ano do ensino fundamental do Colégio Sinodal Ibirubá, as quais objetivam colaborar com os processos de ensino e aprendizagem e apresentar aos educadores formas de integrar tecnologias digitais ao currículo escolar. O ensino híbrido busca formas de aliar o meio online e o presencial, possibilitando com que os alunos experimentem situações e percursos diferenciados de aprendizagem. Com essa prática abrange-se o meio ambiente como assunto a ser abordado e monta-se um modelo de laboratório rotacional, onde os alunos deslocam-se até os outros ambientes, e desenvolveram atividades relacionadas ao meio ambiente, tais como textos e contação de histórias, buscando alcançar o desenvolvimento da oralidade e a ampliação de vocabulário. Em outro momento, utilizando uma vídeo-aula sobre o meio ambiente, foi criado um grupo para análises e reflexões sobre o assunto. Como terceira atividade teve-se a elaboração de sanduíches naturais, com o propósito de incentivar a alimentação natural, para tanto anteriormente, foi realizado o plantio de mudas de alface, salientando a redução de agrotóxicos e os cuidados com o planeta, e, para finalizar, foi realizado, com o auxílio dos tablets, a elaboração de histórias em quadrinhos sobre a preservação dos recursos naturais oportunizando o protagonismo dos alunos. Os resultados foram satisfatórios, pois de acordo com as autoavaliações obtidas dos alunos, pode-se constatar que a prática pedagógica, por meio do uso das tecnologias digitais, os motivou significativamente. Os espaços e tempos de personalização das ações de ensino foram evidenciados com a prática realizada e o papel do professor e do aluno foram reconfigurados respectivamente, de orador e ouvinte para mediador e protagonista.
Palavras-chave
Ensino Híbrido, Laboratório Rotacional, Tecnologias
Texto completo:
PDF