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Alfabetização Científica no Centro Social do Bairro Floresta de Ibirubá
Igor Ivan Dalmolin, Ivo Mai, Ângela Teresinha Woschinski De Maman, Fabiane Beatriz Sestari, Heilande Fátima Pereira da Silva, Rodrigo Farias Gama, Sandra Rejane Zorzo Peringe, Vanussa Gislaine Dobler de Souza

Última alteração: 14-10-2016

Resumo


O presente trabalho contempla as ações de extensão realizadas no Centro Social Floresta Nestor Mendes, de Ibirubá. Tais ações buscam o ensino de conteúdos de ciências e matemática a alunos em estado de vulnerabilidade social do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. Durante essas aulas, utiliza-se de experimentos práticos e de jogos didáticos seguidas de discussão sobre o fenômeno observado. Através dessa didática busca-se facilitar o aprendizado dos conteúdos de ciências e matemática, de modo a tornar o aluno um individuo mais critico e capaz de tomar decisões conscientes no seu cotidiano, ou seja, alfabetizá-lo cientificamente. O objetivo desse trabalho é analisar o aprendizado e a participação dos alunos nas aulas de forma quantitativa e qualitativa, através da atribuição de notas às respostas dos questionários propostos em aula. Também será analisado o percentual de presenças dos alunos. Dessa forma busca-se fazer uma análise objetiva do aprendizado dos conteúdos ministrados e do interesse mostrado durante a aplicação dos questionários. Até o presente momento foram realizadas oito aulas dos dez encontros previstos. Nessas aulas foram realizadas atividades sobre determinação de áreas e volumes, pressão atmosférica, densidade, empuxo, medida de ângulos, lançamento de projéteis e física térmica. Até o momento verificamos que houve a participação de vinte e dois alunos com uma grande rotatividade de participantes das oficinas. Quanto ao interesse, curiosidade e envolvimento nas atividades também ocorre uma grande diversidade de comportamentos, o que evidencia a realidade dessas crianças. Foi possível observar que a metade da turma compareceu em mais de 50% das aulas. Com relação às respostas apresentadas nos questionários verificou-se que alguns alunos não responderam, mas a maioria deles compreendeu o conteúdo e responderam as questões com precisão. A maioria dos alunos mostrou entusiasmo e curiosidade para compreender o funcionamento do mundo ao seu redor e participar das atividades propostas. Apesar das dificuldades, os alunos demonstram empenho, interesse e trazem contribuições importantes, o que justifica a validade do presente trabalho.


Palavras-chave


Alfabetização científica; Inclusão social; Experimentos práticos.

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