Última alteração: 17-10-2016
Resumo
Diante dos cenários da crise estadual, federal e municipal, buscar formas de economizar é uma das maneiras de tornar eficiente os gastos públicos. Por possuírem uma grande estrutura, as escolas e demais órgãos públicos exigem grande consumo de água, energia elétrica e demais materiais. Desta forma, os gastos são aumentados gerando custos à administração. Uma alternativa a diminuir estes gastos é a implantação de um sistema de captação de águas pluviais, que podem ser reaproveitas de diversas maneiras. Além de reduzir o consumo de água potável, funciona indiretamente como uma medida não estrutural para a drenagem urbana. Dentro deste contexto, estudar e dimensionar os custos de implantação deste sistema é fundamental para a viabilidade econômico-financeira. Portanto, este trabalho tem como objetivo demonstrar através de um estudo que o reaproveitamento de águas pluviais pode ser uma alternativa a diminuição de custos com o consumo de água potável. Através dele, sensibilizar sobre a importância do reuso como forma de contribuição a educação ambiental para os demais segmentos da sociedade. A originalidade do projeto iniciou a partir da disciplina de Seminário Integrado, decorrente da segunda série do Ensino Médio Politécnico, da Escola Estadual de Ensino Médio João Przyczynski. A pesquisa configurou-se como exploratória, descritiva, bibliográfica e pura. No entanto, a pesquisa exploratória foi o primeiro momento investigativo, em que ocorreu a familiarização com a temática. O estudo descritivo, por sua vez, foi à busca em conhecer e interpretar a realidade, apresentando informações detalhadas acerca do objetivo de estudo. Quanto à investigação bibliográfica esta foi desenvolvida com base em materiais já elaborados. Portanto, são fontes bibliográficas: livros, artigos, obras literárias, obras de divulgação, enciclopédias, anuários, almanaques, jornais, revistas, impressos diversos. Além disso, foram analisados os gastos em consumo da escola com o pagamento de taxas de consumo de água. O projeto permitiu analisar um modelo de escola sustentável, proporcionando vários momentos de reflexão, facilitando o desenvolvendo de um pensamento crítico sobre o assunto. A escola bem como demais departamentos públicos representam um espaço de trabalho fundamental para fortalecer o sentido pela luta ambiental e a base de exemplos de boas ideias para a formação de uma cidadania consciente.