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Jogos teatrais para educadores
Patrícia Prediger Horbach, Heilande Fátima Pereira da Silva1 *

Última alteração: 18-10-2016

Resumo


Jogos Teatrais para educadores

Patrícia Prediger Horbach1 , Heilande Fátima Pereira da Silva1 * *Orientador

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Ibirubá, RS, Brasil.

O envolvimento dos alunos em atividades artísticas pode contribuir para o desenvolvimento das capacidades individuais e relações sociais, tornando-os construtores ativos de um conhecimento crítico, transferível a outras situações-problemas não necessariamente artísticos, ajudando-os a interpretar e agir no mundo em que vivem. Estudos realizados pela professora norte-americana Viola Spolin (1906-1994), que desenvolveu um sistema de aprendizagem da linguagem do teatro baseado na improvisação e difundidos no Brasil por Ingrid Koudela, considerada a principal representante dessa corrente metodológica nos diferentes níveis de ensino de teatro no país, nos permite perceber os benefícios desta prática com pessoas de todas as idades. Trata-se da aprendizagem do teatro através da fisicalização, a partir da experimentação física, realizada por um grupo que joga os jogos, onde o aluno ator deve “mostrar” através do corpo ao invés de “contar” através de palavras. Neste sentido, destaca-se a importância deste prática junto aos educadores , uma vez que somente é possível ensinar teatro vivenciando as situações apresentadas nos jogos teatrais. O professor torna-se um articulador do jogo criando um ambiente adequado para a exposição dos alunos. A presente proposta visa promover um minicurso com jogos teatrais voltado a educadores de diferentes áreas interessados em conhecer técnicas específicas da linguagem teatral que podem auxiliar no desenvolvimento de atividades em sala de aula, buscando sensibilizar para a compreensão da importância de um espaço para o lúdico e a brincadeira na escola, incentivando a participação em jogos e exercícios teatrais, tendo em vista as múltiplas significações que o teatro pode revelar na infância. Promover um minicurso com jogos teatrais voltado a educadores de diferentes áreas interessados em conhecer técnicas específicas da linguagem teatral que podem auxiliar no desenvolvimento de atividades em sala de aula. Assim como, ao logo do desenvolvimento da humanidade, o teatro foi igualmente se desenvolvendo e assumindo o papel de espelho das características e costumes das sociedades em diferentes épocas, torna-se imprescindível que sua colaboração para a educação nos dias de hoje, seja compreendida amplamente, não só por professores de arte, mas por todos aqueles que educam e definem os rumos do sistema educacional.

Palavras-chave: Jogo teatral. Educação. Professores. Escola.

 


Palavras-chave


Jogo teatral. educação. Educadores.

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