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Projeto Ciência Itinerante: troca de saberes acerca da Ciência na comunidade em prol da divulgação científica
Amanda Lorenzini konaszewski, Ângela Teresinha Woschinski de Mamann, Heilande Fátima Pereira da Silva, Ivo Mai, Rodrigo Farias Gama, Sandra Rejane Zorzo Peringer, Vanussa Gislaine Souza de Souza, Milton José Busnello, Fabiane Beatriz Sestari

Última alteração: 14-10-2016

Resumo


A divulgação cientifica é fundamental para o desenvolvimento da ciência. No entanto, as discussões, estudos e questionamentos ficam restritas aos cientistas e a disseminação ocorre principalmente nos ambientes formais de ensino, muitas vezes de forma desarticulada com o cotidiano, sem estabelecer uma relação entre a teoria e a prática. Com o objetivo de aproximar o conhecimento científico da comunidade em geral e contribuir de forma crítico-reflexiva para a formação científica, estruturou-se o projeto Ciência Itinerante, com foco na experimentação, a fim de levar tópicos de ciências para discussão junto à comunidade, em espaços formais e também não formais de ensino a fim de proporcional ao público oportunidades de entender o mundo científico e tecnológico em que vivem. As etapas do projeto perpassam o estudo de situações práticas que possam ser aplicadas e promovam o entendimento de fenômenos ligados ao dia a dia do público, a construção de experimentos que possam ilustrar de forma concreta esses eventos, a intervenção junto ao público alvo através de um processo de ensino voltado ao sujeito participativo do processo, aprendendo, discutindo, interagindo e trocando experiências com a equipe de execução do projeto. Durante as intervenções, através da observação do processo e posteriormente uma análise qualitativa dos aspectos observados, apresenta-se um viés de pesquisa participante. Esses aspectos, preconizam a necessária indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Durante o processo, algumas adequações foram realizadas em virtude das dificuldades em atingir o público em espaços não formais de ensino. Um dos locais de intervenções é uma ONG que atende crianças de diversas faixas etárias que frequentam esse espaço no contra turno de aula regular. Esse público requer atividades que priorizem a discussão de temas da Ciência a partir de demonstrações experimentais sem aprofundamento dos conceitos teóricos dos conteúdos envolvidos. Por outro lado, nas intervenções com os alunos de ensino médio das escolas públicas do município de Ibirubá, é possível a utilização de sequências didáticas, partindo da experimentação, mas com a possibilidade de um aprofundamento mais teórico dos conteúdos envolvidos. Nesse momento, o projeto se encontra com um foco maior na elaboração dos experimentos e organização das atividades, para que nos próximos meses dedique-se exclusivamente ao processo de intervenção. Espera-se que ao finalizar todas as etapas, o projeto tenha contemplado seus objetivos e promovido uma intensa troca de saberes entre os entes envolvidos e concretizado ainda mais a aproximação entre instituição e comunidade.


Palavras-chave


Conhecimento científico. Comunidade. Fenômenos do dia a dia. Aplicações da ciência.

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