Última alteração: 14-10-2016
Resumo
O projeto desenvolvido no laboratório de solos do IFRS- Campus Ibirubá tem por objetivo ensino, a pesquisa e futuramente, a prestação de serviço aos produtores da região. No atual contexto, o laboratório visa principalmente o ensino, atendendo e dando suporte aos conteúdos trabalhados na sala de aula, aliando a teoria à prática. Contudo, aumentando a eficiência na aprendizagem do aluno, nas disciplinas de solos dos cursos de técnico em agropecuária, bacharelado em agronomia e tecnologia e produção de grãos. A análise de solo é importante, pois através do laudo de análise, os produtores e agrônomos tem conhecimento da real situação que se encontra a área cultivada. No contexto regional, na região do Alto Jacuí por ser essencialmente agrícola, é imprescindível a existência de um laboratório dessa natureza. Através do laudo de análises de solo é possível realizar cálculos como, por exemplo, da quantidade de adubação necessária para aquela área e, consequentemente, a necessidade de correção do solo. Dessa maneira, a análise de solo deve ser incluída no planejamento do agricultor, antes de fazer o devido manejo de sua área com o auxilio de um agrônomo. Com isso, o objetivo é atingir uma maior produtividade em menor espaço preservando o solo. Nesse sentido, o laboratório de solos, tecido vegetal e água do IFRS- Campus Ibirubá, é voltado para realização de análises com a finalidade de caracterizar as propriedades físicas e químicas do solo, assim como de tecido vegetal e água. Diante desse contexto, a análise química do tecido vegetal torna-se importante para verificar o comportamento da planta frente aos vários manejos do solo. As análises de água realizadas no laboratório são necessárias para verificar os resultados da ação antrópica, principalmente, ligados a agropecuária. As metodologias utilizadas no laboratório da instituição são as mesmas adotadas pelos laboratórios integrantes da ROLAS (RS e SC). Por fim, as atividades desenvolvidas no referido laboratório, instigam os alunos a buscar ainda mais informação, que gera conhecimento.