Última alteração: 18-10-2016
Resumo
Este trabalho constitui uma análise do livro de literatura infantil “Soltei o Pum na Escola”, uma narrativa cômica, na qual o narrador-personagem conta as peripécias de seu amiguinho Pum, um cãozinho muito esperto e brincalhão, que toda criança gostaria de ter. A obra, de autoria de Blandina Franco, é composta por 36 páginas, ilustrada por José Carlos Lollo e foi publicada pela editora Companhia das Letrinhas, em maio de 2012. A análise da obra foi baseada nas teorias apresentadas pela autora Teresa Colomer (2003). A partir do embasamento teórico analisou-se a presença e o papel do animal na história, o ambiente descrito, a relação familiar, o enfoque nos conflitos psicológicos, a ludicidade da escrita e também as ilustrações presentes na obra. Ao conhecer situações e pontos de vista distintos/divergentes a respeito de determinado tema, as crianças são capazes de estabelecer relações e realizar suas próprias conexões, permitindo que se tornem mais independentes. Apesar de ser uma leitura rápida e descontraída, “Soltei o Pum na escola”, traz consigo várias possibilidades de reflexões e associações. Utilizando-se de uma linguagem simples, a autora faz descrições da vida cotidiana (com a qual várias crianças podem se identificar), trazendo para dentro da história o contexto do ambiente escolar, a presença da família, a relação das crianças com os animais, as dificuldades no controle do esfíncter, os embaraços e adversidades que podem surgir no início da socialização e, com tudo isso, a autora mostra como é possível lidar com todas essas situações (mesmo que elas aconteçam indiretamente), sem deixar de lado o bom humor.
Palavras-chave: Literatura infantil. Análise literária. Formação do leitor.