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Hortas escolares: uma experiência na escola municipal da comunidade Rincão Seco no município de Ibirubá-RS
Marina Alessa Kilpp, Cristiane Soares, Raquel Alberti, Ben-Hur Campos, Carolina Schweig, Ana Meinen, Eduardo Montezano*

Última alteração: 13-10-2016

Resumo


O presente trabalho destina-se a desenvolver ações de extensão voltadas para a realização de práticas educacionais interdisciplinares aplicadas ao meio ambiente, através da implantação de uma horta escolar e outras atividades como palestras, oficinas e confecção de material didático com professores e alunos do ensino fundamental. Ao longo dessas ações pode-se efetivar o caráter interdisciplinar da proposta através da integração de diferentes áreas do conhecimento, destacando a importância das hortaliças numa alimentação saudável através de práticas agrícolas que possibilitassem a implantação de uma horta escolar de base ecológica, fortalecendo as ações de educação ambiental que pudessem ser desenvolvidas, aliando de maneira prática o conteúdo teórico trabalhado em sala de aula pelos professores das diferentes áreas de conhecimento (ciências, geografia, matemática, língua portuguesa e outras) com as atividades práticas que serão realizadas com os alunos. O objetivo geral do projeto foi desenvolver práticas educacionais interdisciplinares aplicadas ao meio ambiente através da implantação de uma horta escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rincão Seco, durante o ano de 2016. A metodologia aderida foi baseada em reuniões e visitas de trabalho junto aos representantes da escola participante do projeto, através dos seus professores e alunos do ensino fundamental, além do estabelecimento de ações interdisciplinares com os professores das diferentes áreas de atuação. A avaliação das ações do projeto tem se dado através de formulários qualitativos aplicados ao fim de cada atividade realizada como encontros, palestras e oficinas. Os resultados encontrados até o momento foram à realização de reuniões para planejamento e trabalho junto aos participantes do projeto e a equipe de execução, além da efetiva implantação da horta escolar, através de atividades como semeadura, plantio, além de outros cuidados como adubação e irrigação. Foram realizadas palestras e oficinas sobre a importância das hortaliças na alimentação saudável, compostagem e uso de plantas medicinais. Além disso, foram feitas visitas às dependências do IFRS-Campus Ibirubá. Várias atividades lúdicas de desenhos e outros trabalhos didáticos foram também produzidos junto aos alunos das séries iniciais, bem como uma exposição de trabalhos sobre as atividades executadas junto ao espaço didático da horta escolar. As atividades até agora realizadas na condução do projeto tem contribuído efetivamente para inúmeras atividades didático-pedagógicas desenvolvidas pela pelos professores participantes, bem como permitido uma aproximação maior entre o IFRS e a comunidade externa do município de Ibirubá-RS.

Palavras-chave


Hortaliças. Meio Ambiente. Interdisciplinaridade. Extensão. Educação Ambiental.

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