Apresentação Oral
Oficinas de Matemática Básica para alunos do Ensino Médio/Técnico | |
Adrian Ruan Horn de Borba |
A onomástica literária em obras de fantasia épica: o caso de A Guerra dos Tronos | |
Amanda Eduarda Reschke |
A gestão democrática e a administração empresarial: provocações introdutórias para uma gestão escolar | |
Ana Alice Severgnini |
ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DA LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFRS – CAMPUS BENTO CONÇALVES | |
Anderson Barbosa Cassinelli |
Efeito do pó-de-rocha na disponibilidade do cobre em um Cambissolo com histórico de cultivo de videira | |
Andréia da Silva Cezimbra |
pH do solo e a disponibilidade de Cobre em um Cambissolo na Serra Gaúcha | |
Bruna Trevisan Paese |
Temperatura e tempo de frio para a superação da dormência de gemas de pessegueiro | |
Cristian Scalvi Lampugnani |
Estimativa da evapotranspiração atual de uvas finas a partir de imagens obtidas por VANT e por estações de fluxo via balanço de energia | |
Eduardo Felipe Alchieri |
Prospecção de material vitícola mutante no nordeste rio-grandense mediante melhoramento participativo | |
Fabrini Zago |
Distribuição longitudinal de semeadura do milho em função da velocidade de trabalho | |
Gabriel Henrique Fontana |
Estrutura funcional de aplicativo para regulagem de semeadoras de precisão | |
Gabriel Henrique Fontana |
Efeitos do extrato de sementes de uva na toxicidade induzida por glifosato em Caenorhabditis elegans | |
Gislaine Taís Grzeça |
Seleção de porta-enxertos de videira resistentes à fungos causadores de doenças de tronco | |
Jamerson Fiorentin |
Dessorção de cobre em sedimentos de erosão de uma área de cultivo de videira | |
Jorge Júnior Mariani |
Diferentes níveis de hidratação e luminosidade durante a forçagem dos enxertos de videira produzidas por enxertia de mesa | |
Márcio Nilton Lima Mautone |
Estimativa da evapotranspiração atual e do coeficiente de cultivo de Uva Chardonnay com o uso de estações de fluxo via balanço de energia | |
Thiago Grassel dos Reis |
Herbário vitivinícola físico do IFRS, Campus Bento Gonçalves | |
Renata Dutra Ril |
Desenvolvimento de um sistema automatizado de baixo custo para monitoramento da fermentação alcoólica em vinhos | |
Angelo Gava |
Efeito de podas antecipadas sobre as variedades Niágara Rosa e Branca (Vitis labrusca L.) | |
Angelo Gava |
O uso das Equações Diferenciais para o estudo do Circuito Resistor-Capacitor | |
Augusto Garcia da Silva |
Efeito de diferentes aditivos enológicos sobre as características tecnológicas do vinho a ser envasado | |
Bianca de Avila Martins |
Termoluminescência em dosímetros usados em monitoração individual: uma discussão dos aspectos físicos envolvidos | |
Bruna Giuriatti |
Projeto Praticar Matemática: aprender para ensinar, ensinar para aprender | |
Cassiana Mallet Cerqueira Garcia |
Análise do desempenho acadêmico dos discentes da Licenciatura em Física do IFRS-BG | |
Gabriela Mikoaski |
O ensino experimental de óptica: Uma busca por experimentos de baixo custo | |
Gisele Collaziol Locatelli |
Lei de Resfriamento de Newton e a produção de lustres | |
Jeferson Prates Nunes |
Modelo de Esvaziamento de um Barril | |
Rafael Jonatan Pertile |
Equações diferenciais para a modelagem de crescimento fúngico | |
Rafael Zanovelo Perin |
Crescimento de morangos descrito por uma função logística | |
Raiane Jacqueline Conci |
Design experimental no ensino de Física via simulação computacional no software Algodoo: uma abordagem da refração da luz | |
Ramon Wagner |
Obmep na Escola: Metodologia de Resolução de Problemas | |
Tamires Bon Vieira |
Os desafios da implementação da democracia nos espaços escolares: contexto histórico e o papel do Regimento Escolar | |
Camila da Silva |
Planejamento e avaliação: ferramentas fundamentais no processo escolar | |
Carol Hirschmann |
O Ensino da Ditadura civil-militar no ensino médio integrado: desafios e possibilidades | |
Eduarda Demarchi |
NEPGS nos diferentes campi do IFRS: Estrutura, funcionamento e envolvimento da comunidade acadêmica | |
Jéssica Sabrini Froes |
Atividades do NEABI-BG: Capoeira Angola e saberes populares | |
Jucenil Leonidas Marques Farias |
Diferentes ferramentas da pesquisa qualitativa | |
Lauren Copat Poletto |
O Ensinar e Aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas como bem-sucedidas | |
Leidi Simonini |
O processo da comunicação não violenta pelo viés da pesquisa científica | |
Michele Carraro |
O papel do pedagogo na educação não-formal | |
Nelize Letícia Primer Zacharia |
Os Núcleos de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade do IFRS: história, desafios e possibilidades | |
Robert Reiziger de Melo Rodrigues |
Literatura juvenil: desafios e perspectivas nas séries finais de Ensino Fundamental | |
Sandra Maria Zeni |
O Ensino Religioso na Escola Pública | |
Taís Nunes Müller |
A Felicidade e sua Relação com a Economia e a Ética: um estudo de caso no campus Bento Gonçalves do IFRS | |
Cláudia Tatiane Dumerchi Kuczkowski |
Informática complementar para pessoas com deficiência visual: um projeto de extensão desenvolvido pelo NAPNE | |
Daniel Fernandes da Silva |
Inclusão escolar na visão de pais e responsáveis: aproximando olhares com a comunidade escolar | |
Dhesse Cavalheiro da Silveira |
IFRS-BG Si Vê: promovendo a interação do Campus Bento Gonçalves com a comunidade externa | |
Émerson Tunes Pereira |
Enoturismo e atuação profissional: análise dos egressos dos cursos de Viticultura e Enologia do IFRS | |
Gabriela Agostini Coppini |
Estudo de caso: recursos humanos integrados a estratégia organizacional | |
Marcelo Bergonsi |
Atualização do projeto de um robô cartesiano para pesquisa em enologia | |
Cleber Pegoraro |
O artigo neutro ‘lo’ da língua espanhola em contraste com o português: o caso da obra Crónica de una Muerte Anunciada , de Gabriel García Márquez | |
Christian Casanova Klima |
Releituras dos contos de fadas: versões de Chapeuzinho Vermelho | |
Edison Guella Fernandes |
O verbo e seu entorno: análise sintática de letras de música | |
Gabriela Agostini Coppini |
Contos de fadas: preparando a criança para a vida adulta | |
Ivone Massola |
Detalhes que são essenciais: análise de um trecho do clássico “O crime do padre Amaro”, de Eça de Queirós | |
Karine Bozzetto Somacal |
A construção de um clássico: análise de trecho do romance “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert | |
Letícia Giovanaz |
Tradução do artigo neutro ‘lo’ na obra El coronel no tiene quien le escriba , de Gabriel García Márquez | |
Milena Rigatti |
Formação do sujeito leitor: a importância dos contos de fadas na infância | |
Robert Reiziger de Melo Rodrigues |
Tradução do artigo neutro ‘lo’ na obra Memorias de mis putas tristes , de Gabriel García Márquez | |
Samuel Ânderson Gebing |
Apresentação Expositiva
A importância do ensino prático de Entomologia Agrícola | |
Camila Cassinelli |
Implantação de um campo agrostológico na estação experimental do IFRS – Campus Bento Gonçalves | |
Gabriel Augusto Kunrath |
Gestação coletiva em suinocultura | |
Karine Bozzetto Somacal |
Viabilidade do reaproveitamento de resíduos da indústria madeireira na produção de adubos | |
Lucas Wilian Teixeira Dos Reis |
Paisagismo funcional: uma proposta de valorização de áreas escolares para a educação ambiental e alimentar nas Escolas de Ensino Infantil. | |
Maiara Moraes Barbosa |
Lagoas anaeróbias e aeróbias na Suinocultura | |
Nágila Fachinelli Ismael |
Compostagem de Dejetos de Suínos | |
Paula Dolinski Dal Molin |
Dupla poda sequencial na variedade de uva de mesa Itália cultivada em ambiente protegido (Vitis vinifera L.) | |
Rodrigo Merico |
Intervenção e melhorias na pulverização agrícola para a fruticultura, baseado em diagnóstico participativo | |
Rogério Aimi |
Ácaro em Apis mellifera | |
Vitória Chesini Malvessi |
Equipamentos apícolas | |
Vitória Chesini Malvessi |
Iluminação zenital: uma opção eficaz para a sustentabilidade energética residencial | |
Guilherme Gabrielli Fracalossi |
Basquetebol e voleibol para iniciantes | |
Gabriel Henrique Porsche |
O esporte para além das “quatro linhas”... | |
Milena Roman Fiorin |
A História que Explica o Presente | |
Ana Julia Giombelli Zanotto |
Efeito das plantas de cobertura de solo na produção orgânica de morangos | |
Camila Favaretto |
Festival da Matemática e a Robótica não Trivial | |
Caroline Lisiak |
Banco óptico de baixo custo como instrumento didático para o ensino de física | |
Diônatan Nadal |
Determinação da constante de Planck usando LEDs | |
Eduardo Vignatti |
Reciclagem de policarbonato encontrado em CD’s e DVD’s para a produção de óculos EPI e outros usos na engenharia civil | |
Felipe Andreolla Formentini |
Sustentabilidade ambiental: técnicas para a construção de mesa e cadeira com papel machê | |
Gabriel Ebone de Ávila |
Segurança residencial com Raspberry Pi e Arduino | |
Gabriel Pivatto |
Tenda Familiar: solução tecnológica para fomentar o desenvolvimento de pequenos negócios do ramo alimentício | |
Gabriela Baruffi Agostini |
Herbário Vitivinícola Virtual do IFRS, Campus Bento Gonçalves | |
Grégori Poloni Machado |
Tratamento alternativo para águas residuais da máquina de lavar e sua relação com a matemática dos fluidos | |
Hugo Luigi Carniel Stanislososki |
Demonstração de diferentes fatores do serviço de vinhos espumantes sobre o desprendimento de gás carbônico | |
João Tesser Gugel |
Treinamento continuado em análise sensorial de vinhos de diferentes regiões vitivinícolas mundiais | |
Junior Paz Ferreira de Souza |
Reciclagem do resíduo orgânico no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves | |
Laura Furlanetto |
Workshop - Pós Graduação em Física e desenvolvimento tecnológico | |
Maurício José Testa |
Compreendendo Montessori: Exposição de materiais Montessorianos para Matemática | |
Odair José Sebulsqui |
Herbário Físico e Virtual de Plantas Medicinais e Alimentícias Não Convencionais do IFRS-BG: Uma ferramenta para ensino, pesquisa e extensão | |
Teilor Salvati |
Estudo da agregação de extratos naturais à biomulching para uso na agricultura como forma de prevenção e controle de pulgões | |
Mateus Colombo |
Portas Abertas: integrando o campus à comunidade | |
Aline Baggio Pereira |
A tecnologia no cotidiano de alunos de ensino médio em Bento Gonçalves | |
Amanda Calza |
Projeto missioneiro: ética, política e geografia | |
Ana Paula Pegoraro Borge |
Na busca da valorização étnico racial | |
Andressa Trilha dos Santos |
Círculos De Construção De Paz: Oficinas pedagógicas fundamentadas nos Direitos Humanos | |
Angela Maria de Toni Bissolotti |
Conversas Literárias: uma proposta para a mediação do texto literário | |
Carine Manica |
História obrigatória: curso de preparação para provas do ENEM e de vestibular | |
Gabriela Agostini Coppini |
Oficina de Xadrez: Aprendizado Orientado à resolução de problemas no ensino fundamental dos anos iniciais | |
João Vitor Bettin Toson |
A (re)produção da agricultura familiar | |
Pedro Augusto Macari Bortolini |
Vivências de lazer através da afetividade feminina | |
Sirlene Bento Cardoso |
Da palavra ao ato! O lúdico e a diversão como elementos Educativos – Pedagogia PARFOR | |
Tatiane Barreto Godinho |
Ações de Inclusão para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas desenvolvidas pelo NAPNE | |
Dhesse Cavalheiro da Silveira |
LGBTfobia em instituições de ensino da cidade de Bento Gonçalves | |
Elen Justine Schommer |
GAE - Grupo de Apoio a Eventos | |
Francieli Fernanda Nonnemacher |
Aspectos relacionados à adoção na região da Serra Gaúcha | |
Hellen Alcantara Milese |
Projeto COMpaixão: ética e solidariedade em ação! | |
Karine Aparecida Oliveira da Silveira |
Reaproveitamento da água da chuva na EMEF Maria Borges Frota | |
Kaue dos Santos Girardello |
O ensino de Sociologia para Adolescentes | |
Leonardo Righo Dors |
Entre contos e contas: articulação entre Contação de Histórias e Educação Matemática | |
Bruna da Silva |
Materiais acessíveis para o ensino de física no contexto da deficiência visual | |
Thamara Aquino dos Santos |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 .
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Alvorada
Rua Prof. Darcy Ribeiro nº 121, Bairro Campos Verdes, Alvorada/RS - CEP 94834-413
Telefone: 51 9.9284-0976 - www.ifrs.edu.br – E-mail: [email protected]