Linguística, Letras e Artes
Sertanearte: intervenções artísticas no distrito de Engenheiro Luís Englert – Sertão (RS) | |
Vitória Caroline Vieira Muller, Gabriela Silvestri Verdi, Willian Vogel Silva, Maria Eduarda Jacques Silva, Elisa Iop |
Campo Cultural: um espaço/tempo de promoção do universo cultural contemporâneo | |
Nathália Carine Dahse, Gesiéli Romani, Gabriele Albuquerque Silva |
Aprendendo Libras no Campus Osório- IFRS | |
Natally Arboite Berzagui, Aline Dubal Machado |
Arte no Campus | |
Giovâni da Rosa Santos, Greice Antolini Silveira |
Atividades lúdicas para o ensino médio integrado: os jogos nas aulas de língua espanhola, língua inglesa e língua portuguesa | |
Mateus de Souza Roberti, Aline Noimann |
Tradução, legendas e vídeos para o ensino | |
Bruno Corrêa de Almeida, Enzo Aliardi Neubert, Dudlei Floriano de Oliveira |
Núcleo de música IFRS Sertão | |
Elizandro Gabriel Dalastra, Gabriel Vazzoler Girardello, Vivian Franklin da Silva, Mateus Henrique Granja Beledelli, Eduardo Biffe, Gabriel Antônio Pereira, Felipe Batistella Alvares |
Dublagem e legendagem em língua inglesa e língua espanhola | |
Douglas Bloss Pires, Ana Célia Santos dos Anjos, Eryka Lopes Dutra dos Santos, Laura Mota Paixão, Eduardo Pasqualotto Riboli, Gabriela Fontana Abs da Cruz |
Dançarte: oficina de dança | |
Júlia Oscar Destro |
Intervenções pedagógicas no processo de escrita: compreendendo enunciados | |
Luís Henrique Leiria Pinheiro, Victoria Moraes Ramos, Gabriela Fontana Abs da Cruz |
Contribuições da monitoria para o Curso de Formação Continuada em Espanhol Básico 2 | |
Dainara Santolin, Daisy da Silva César |
Grupo Apollo de Artes Cênicas: Uma experiência educativa através do teatro | |
Cristine Alexandra Arnt, Marceli de Sá Rossi, Emanuele de Souza Teló, Gabriele Albuquerque Silva |
Projeto Conexão: ações de uma rádio educativa | |
Roberta Saldanha Gradin, Rodrigo da Silva, Jeane Folle, Tiago Juliano Ferreira, Felipe Batistella Alvares |
Artistando quimicamente | |
Jaqueline Rucks, Rafael Colli, Sílvia Regina Grando, Viviane Diehl |
Integrando o teatro nas artes do ensino médio | |
Beatriz Bittencourt de Aguiar, Laisa Tresoldi da Silveira, Agnes Schmeling |
Projeto de construção de periódico virtual científico em cursos superiores | |
Francielle Oliveira de Vargas da Silva, Caio de Mello Mocelin, Tânia ROSA AIUB |
Desenvolvimento da competência discursiva: consequência do estudo dialógico da linguagem | |
Yasmim da Silva, Carolina de Pinho Ferreira, Gabrielle Duarte dos Santos, Gustavo Ianzer Moraes, Adriana Danielski Batista |
Curtas no IF | |
Denner Euzébio da Rocha, Gabriela Fontana Abs da Cruz |
Atividade de Semanal de Leitura e o Desenvolvimento do Letramento dos Alunos do Proeja | |
Ana Carla Rodrigues Silveira, Cladis Maria Radavelli |
Um espetáculo não recomendado: construção do repertório sobre a juventude no Coral Jovem | |
Adrian Gabriel Keller dos Santos, Fábio Henrique da Silva Fernandes, Maria Luiza Silva Conceição, Vitória de Souza Fábrício, Agnes Schmeling |
Conversando sobre Livros: a utilização da informática no incentivo à leitura | |
Bianca Aparecida Greine de Moraes, Eduarda Costa de Brito, Carla Odete Balestro Silva |
Ciências Biológicas
Atividades Lúdicas no Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo/RS | |
Jéssica Parizotto, Caroline Ribas, Juliana Marcia Rogalski |
Projeto Metamorfose: ações integradas que promovem a sustentabilidade | |
Leonardo Garibaldi Machado, alexandre Tadachi Morey |
Clube de Ciências Biológicas: vivenciando atividades para a docência. | |
Paola Silva Matana, Andressa de Oliveira, Maria Claudia Melo Pacheco de Medeiros, Jeonice Werle Techio |
Construção de materiais de apoio didático-pedagógico para o ensino de química | |
Gabriel Nunes Palma, Laísa Pereira, Márcia Regina Siqueira Cardoso |
Atividades de Monitoria Acadêmica além da sala de aula e do laboratório: implementação de atividades práticas do Curso Técnico em Biotecnologia do IFRS Campus Porto Alegre | |
Patrik Souza Rocha, Diego Hepp, Helana Ortiz Garcia, Gabriel Silveira, Alessandra Nejar Bruno, Giandra Volpato |
Avaliação do uso em sala de aula do “Jogo dos Códons" | |
Joseana Souza da Silva, Átila Machado Costa, Juliana Schimitt de Nonohay, Paulo Artur Konzen Xavier de Mello e Silva |
O “Jogo dos Códons”: uma ferramenta para o ensino de Genética | |
Átila Machado Costa, Joseana Souza da Silva, Paulo Artur Konzen Xavier de Mello e Silva, Juliana Schmitt de Nonohay |
Engenharias
Planejamento e controle da manutenção preventiva no laboratório de usinagem do IFRS | |
Luan Rolhano Antiqueira, Matheus Orlei de Oliveira Rocha |
Monitoria em Desenho Auxiliado por Computador para os estudantes do curso Técnico em Mecânica Subsequente | |
Alisson Geovane Silva de Souza, Filipe Pereira de Mello, Bruno Conti Franco |
Ciências Sociais Aplicadas
Cooperativismo na prática | |
Jaiane Parizotto, Guido José Corazza, Jamile Sada, Monalize Sabedot Dos Santos, Rodrigo Oliveira Lamb, Sergiomar Theisen, Marindia Zeni |
IFRS Fashion | |
Letícia Debastiani Frana, Fernanda Caumo Theisen, Jéssica Petrykoski, Priscila Gil Wagner |
Projeto de Integração da Educação Profissional com Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA: uma proposta curricular para a formação técnica | |
Ednaldo Ferreira da SILVA, Dora de Fátima Vieira Vargas, Angela Alice Wazlavick Bergmeier, Luciana Angelita Machado, Ivete Scariot |
Propostas práticas e aplicadas no ensino de marketing | |
Fernando Schwartzhaupt Noroefé, Priscila Silva Esteves, Luiza Venzke Bortoli Foschiera |
Fórum Local sobre ‘O Sul é meu país' no EMI: simulando o debate separatista no EMI | |
Cediane Luz da Silva, Vitoria Ferreira Gamba, Maria Luiza Teixeira, Leonardo Pereira, Wagner Guimarães da Silva |
MONITORIA EM CONTABILIDADE GERAL, ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E GESTÃO DE CUSTOS | |
Guilherme Cardoso Bernardino, Adriano Beluco |
Cinema, Sexualidade e Diversidade | |
Gabrielli Dias da Silva |
Ciências Humanas
Projeto inclusão digital e acessibilidade | |
Josi Cristina Schwarz, Carine Ivone Popiolek, Gisele Fraga do Nascimento, Pedro Chaves da Rocha |
Monitoria no estágio curricular obrigatório para estudante surdo | |
Matias Henrique Locatelli Luft, Sabrine de Oliveira, Tatiane Cigognini Glienke, Marcele Neutzling Rickes |
Planejamento de carreira e inserção profissional | |
Glaucia Karina Martofel, Juliana Carla Girotto, Márcia Klein Zahner, Marlova Elizabete Balke, Fernanda Zatti |
Análise da formação continuada de professores de Ciências e Biologia a partir de um curso de extensão sobre coleções didáticas Paleontológicas | |
Gabriela Dipicoli Brasil, Cibele Schwanke |
Estratégias de ensino e materiais didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem na EPT | |
Luciane Inocente, Angelica Tommasini, Ana Sara Castaman |
Educação Física e inclusão no Campus Restinga | |
Natália Gerlach Llanes, Tatiana Teixeira Silveira |
Análise e discussão da questão do racismo e dos padrões de beleza a partir dos curtas-metragens “Cores e Botas”(2010) e “Vista Minha Pele”(2003). | |
Caroline Roza Santos |
Educação para o feminismo no Campus Restinga | |
Rafaela Tomé Ferreira, Tatiana Teixeira Silveira |
Desenvolvimento de instrumentos meteorológicos caseiros como recurso integrador na educação profissional e tecnológica | |
Brenda Cruz Schimieski Saadi |
Importância das ações de monitoria em aulas práticas de conservação de livros | |
Elisabete Konrath Damaceno, Magali Lippert da Silva da Silva, Ângela Flach Flach |
Elucidando o bioma pampa a partir de jogos e atividades lúdicas | |
Mariana da Rosa Lazzarotto, Lucas da Luz Lopes, Cibele Schwanke |
Técnicas de aproveitamento integral dos alimentos: um relato de experiência na área da educação ambiental | |
Vanessa Castro Borges, Cibele Schwanke |
Mostra itinerante: ensino e ciência em movimento | |
Leandro Maciel de Abreu, Vanessa Castro Borges, Cibele Schwanke |
Análise e discussão sobre diversidade a partir da exibição do filme “Meu nome é Ray”(2016) | |
Rafael Ribeiro Andrade, Jefferson Teles Martins |
IFRS – Campus Erechim pela autoria da aprendizagem | |
Luan Rossetto, Ana Paula Cervinski, Karina de Almeida Rigo |
Construção de jogos lúdicos como ferramenta para o ensino de química. | |
Júlia Rocha Silva, Andreia Estima Mello, Luciano Gomes Furlan |
I Fórum de Gestão Ambiental do IFRS Campus Viamão | |
Alisson Lorenzoni Vargas, Robson Garcia da Silva |
As ações de Monitoria Acadêmica no âmbito do Projeto de Ensino “Monitoria Acadêmica e Eventos de Sensibilização: Inclusão e Diversidade no IFRS - Campus Sertão” | |
Pamela Erica Stieven |
DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS DE ESTUDOS NO ENSINO MÉDIO | |
Eduarda Scopel Pereira |
Xadrez no ensino médio: educando saberes | |
Eduardo José Menegotto, Heloisa Santini |
As gurias do Campus Osório: uma análise sobre a participação feminina no esporte | |
Lidiani Luz Da Silva, Vitoria Cordeiro Ramos, Mariana Afonso Ost |
Potencialidades e desafios no desenvolvimento de um projeto de ensino integrador | |
Joshua Souza da Rosa, Brenda Cruz Schimieski Saadi, Jefferson Rodrigues dos Santos |
Esporte:atividade complementar ao ensino | |
Marcela Muner de Freitas, Heloisa Santini |
Projeto de Monitoria Acadêmica em Didática - Fortalecendo Aprendizagens | |
Cassandra Taís Martinelli |
Ciências da Saúde
A experiência de equipes esportivas escolares e a motivação para o esporte: uma experiência em voleibol no IFRS campus Restinga | |
Alexsander Vinicius da Silva, Aretusa Conceição Garrafielo Baptista, Cintia Mussi Alvim Stocchero |
Jogos do IFRS: um olhar na perspectiva dos veteranos | |
Luka de Andrade Santos, Pedro de Andrade Santos, Lidiani Luz da Silva, Mateus Assmann, Mariana Afonso Ost |
Projeto Esportivo no Campus Sertão 2018 | |
Jônatas Vanin, Iasanã Girardi, Tainã Girardi, Luíz Valério Rossetto |
Projeto equipes esportivas do campus Osório: um olhar sobre os treinamentos de voleibol | |
Gustavo Ramos Messagi, Gabriel Freitas Silva, Raimon Teixeira Campos, Mariana Afonso Ost |
O esporte para além das “quatro linhas”... | |
Milena Roman Fiorin |
Ciências Exatas e da Terra
Química Forense: uma alternativa para a formação integral pela experimentação | |
Mariana de Oliveira Gonçalves, Mariana Kurowiski de Brito, Raissa Silva de Sá, Laís Truquijo Rodrigues, Vitor Dias Furtado, Daniele da Cunha Vanzin, Patricia Anselmo Zanotta |
Pré-Cálculo 2018: revisando conceitos da Matemática básica | |
Munique dos Santos Lima, Greice da Silva Lorenzzetti Andreis |
Práticas do Pibid: um olhar para a Torre de Hanoi como estratégia metodológica no ensino de potências | |
Francielli Rossa Mostardeiro, Taís Ascari, Kelen Berra De Mello |
Monitoria no Ensino de Química com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) | |
Tainá de Souza Moraes |
Monitoria de matemática no campus Restinga | |
Naylane Salete Buffon, Diana Vega Marona |
Matemática com jogos | |
Endhyel Erben |
LaTeX: uma ferramenta completa para criação de textos científicos, pôsteres e apresentações | |
Luís Henrique Ribeiro da Silva, Greice da Silva Lorenzzetti Andreis |
Monitoria de Matemática: possibilidades e desafios | |
Camila Gasparin Magnaguagno, Greice da Silva Lorenzzetti Andreis |
A Ciência da Computação no alcance da população | |
Lisiane Reips, Vanessa Faria de Souza |
Ensinando eletroquímica da teoria à prática | |
Micaela Campos Severo, Cínthia Gabriely Zimmer |
Monitoria interdisciplinar de ciências exatas e da terra em física e química | |
Suélen Capell Bezerra, Ariela Milbrath Cardoso |
RAP - Reasoning and programming: treinando para competições e criando aplicações | |
Luís Eduardo dos Reis Borges, Diego Cardoso Nunes, Eduardo Chedid Padilha Ribeiro, Yuri Juliano do Nascimento Boeira, Ricardo Luis dos Santos |
Oficinas de Matemática Básica para o Ensino Médio/Técnico | |
Tamara Miranda Rustick, Emanuel Orlandi, Cristina Engelmann, Maicon Camargo Faés, Fernanda Zorzi |
Monitoria de química para o ensino superior | |
Vinicius Juliano Pauwels, Valério Boito da Silva, Márcia Regina Siqueira Cardoso |
Atêlie de Software: O desenvolvimento de projetos de software como instrumento de formação na área de Tecnologia da Informação. | |
Gabriel Henrique Geier, Emerson Leonardo Lazzari Ascari, Diego Antonio Lusa |
Desenvolvendo o raciocínio lógico com o Scratch | |
Débora Melere, Luís Henrique Ribeiro da Silva, Kelen Berra de Mello |
Práticas de lógica de programação com foco em competições de informática | |
Raimundo Nonato Magaldi Lima, Alan Santos, Rafael Betito, Raquel De Miranda Barbosa, Tiago Guimarães Moraes |
Clube de Astronomia | |
Katiele Klein |
Monitoria de matemática | |
Rafael Santos Guerini, Luis Felipe Baranzelli, Fabiane Morandini Miotto |
Monitoria interdisciplinar de ciências exatas e da terra: biologia e química | |
Maria Eduarda Gross, Ariela Milbrath Cardoso |
Projeto MyCup: Explorando uma paixão nacional na formação técnica em informática. | |
Garrenlus de Souza, Fernanda Hippler, Paula Caroline Werner, Raiana Gaiardo Girardi, Rogério Xavier Azambuja |
A inclusão de um aluno com deficiência intelectual no ensino técnico integrado: um caso do IFRS- Campus Canoas | |
Matheus Souza Bernardes, Erico Kemper, Jaqueline Molon, Daniela Rodrigues da Silva |
Contribuições para alunos do 9º ano através do projeto Retomando Saberes Matemáticos do Ensino Fundamental | |
Liziane Woithe, Fabiane Eloisa Morandini Miotto |
Avaliação da implantação do Moodle no IFRS Campus Ibirubá | |
Henrique Gundlach Lacerda |
Pátio de Experimentos do Campus Canoas | |
Grégori Tavares da Silva, Érico Kemper Kemper, Marcos Daniel Schmidt de Aguiar |
Projeto LEMA ampliando ações: a influência do laboratório de educação matemática na formação docente | |
Rafael Dutra Ferrugem, Ana Rebecca Nogueira Nunes, Núbia Lúcia Cardoso Guimarães |
Monitoria Acadêmica - Ampliando Vínculos - Informática | |
Bruna Bastian da Costa, Leonardo Poloni |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: Um processo colaborativo na preparação dos estudantes para a realização do Enem. | |
Natália Simone Andreazza, Rosilene Marli Vieira, Kelen Berra de Mello |
Formação integral pela experimentação em química: oxidação de álcoois | |
Vitor Dias Furtado |
Ciências Agrárias
Desenvolvimento de estratégias de ensino para componente curricular Infraestrutura I | |
Filipe Cardoso dos Santos, Vagner Ribeiro Gaier, Fernando Luis Hillebrand |
Monitoria em avicultura e cunicultura | |
Estevan Staudt, Renata Porto Alegre Garcia |
Aprendendo na teoria e na prática sobre criação de abelhas | |
Gustavo Fernando Marquetti |
Confecção e manutenção de um Tanque Classe A | |
Bruno Leonardo Boeira Portela, Yuri Silva Barboza, Ana Luiza Beltrame Pontel, Eva Juimara Ricardo Antunes, Rogério Ricalde Torres |
Implementação do manual de boas práticas nos laboratórios de panificação e confeitaria do IFRS - campus Porto Alegre | |
Cecilia Turcati Accorsi, Vanessa da Silva Marques, Renata Geni Barbosa Martins, Fernanda Missio Mario das Neves, Cristina Simões da Costa |
Empreendedor associativo | |
Igor Daniel Dirings Cesca, Mauricio Guadagnin Dall’Agnol, Renildo Da Silva Ubaldo, Heron Lisboa Oliveira |
Organização de uma coleção didática de Plantas e Insetos | |
Ana Vitória Peper do Nascimento, Fabrício de Jesus Camargo, Rafael Roberto Dallegrave Negretti |
O uso do lúdico no Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo/RS | |
Bruna Aparecida Santos, Cassiane Simone Gorosterrazú, Cátia Inácia Franz, Juliana Assumpção Neitzke, Laurita Klein Lamaison, Bruna Caus Rothmann, Juliana Marcia Rogalski |
Ciência e arte em tecnologia de produtos de origem vegetal | |
Suleiga Cigognini, Valeria Borszcz |
Capacitação de alunos em inseminação artificial de bovinos | |
Alana Deon, Edimar Gabiati, Tayllana Schwanke Gonçalves, Heitor José Cervo |
Construção e manejo de um sistema de produção integrado de peixes e hortaliças: aquaponia | |
Eduarda Nunes de Andrade, Isadora de Oliveira Varela, Pâmela de Souza Fiorio dos Santos, Gabriel Nachtigall Marques, Aline Nondillo, Ana Paula de Souza Fortaleza |
Projeto de ensino: investigando as análises na ciência animal | |
Gabriela Cenedeze, Therezinha Biocie Casado Lima, Elísio De Camargo Debortoli |
PROJETO DE ENSINO PARA A CAPACITAÇÃO EM INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM OVINOS | |
Tayllana Schwanke Gonçalves, Edimar Gabiati |
Desmistificando a produção apícola | |
Carine Casagrande, Juliano Hideo Hashimoto |
Outros
Confraria da Lógica | |
Vinicius Tres, Vinicius Fritzen Machado, Emerson Rogério de Oliveira Junior |
O projeto de ensino “Espaço Astronomia” do IFRS - Câmpus Viamão | |
Alexandre Thume, Gabriela da Conceição Viegas, Luci Fortunata Motter Braun |
Monitoria de Algoritmos e Programação no curso de Ciência da Computação | |
Gabrieli dos Santos Brais |
GEAM – Grupo de Estudos Ambientais | |
Cintia Souza do Nascimento, Denirio Itamar Lopes Marques |
Sábados letivos integradores e interdisciplinares no Campus Viamão | |
Jean Marques Brizola, Giovâni da Rosa Santos, Luiza Venzke Bortoli Foschiera, Giseli Paim Costa, Priscila Silva Esteves |
MANUTENÇÃO EM COMPUTADORES NO IFRS CAMPUS VACARIA | |
Lucas Welter Amaral Schneider |
Cinediversidade | |
Caiane Farias Da Rosa |
Jogos de tabuleiros modernos no ensino: desenvolvendo múltiplas inteligências | |
João Emilio Soares Michalski, Eduardo Meliga pompermayer |
Projeto Luz, Câmera… EducAÇÃO a Distância! | |
Matheus Mathyas Hofman, Fernando de Oliveira Leão, Adriana Ferreira Boeira |
EaD e Projeto Luz, Câmera, Educação a Distância | |
João Vitor Do Amaral Pichetti, Fernando de Oliveira Leão, Adriana Ferreira Boeira |
Monitoria nos componentes curriculares da área de termo-fluidos no Curso Superior em Engenharia Mecânica | |
Manoel Fredrich |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 .
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Alvorada
Rua Prof. Darcy Ribeiro nº 121, Bairro Campos Verdes, Alvorada/RS - CEP 94834-413
Telefone: 51 9.9284-0976 - www.ifrs.edu.br – E-mail: [email protected]