Políticas da Conferência

Políticas de Avaliação

Política de Avaliação dos Trabalhos

Os trabalhos submetidos para o 5º Seminário de Extensão (SEMEX) serão analisados em duas etapas:
  1. A primeira etapa consiste na homologação e será realizada pela Comissão Organizadora do evento, de acordo com o Regulamento.
  2. Na segunda etapa, os trabalhos homologados serão encaminhados para a Comissão de Avaliação ad hoc de Extensão, de acordo com a Área Temática. A Comissão Organizadora designará um avaliador por trabalho em um processo de avaliação sem a identificação dos autores.
O conteúdo do trabalho será avaliado de acordo com os critérios de avaliação, com atribuição de nota de 0 (zero) a 10 (dez) para cada item avaliado. A nota final será obtida pela média aritmética simples das notas individuais de cada item.
O avaliador atribuirá ao trabalho uma das recomendações abaixo:
  • Aceitar submissão;
  • Alterações necessárias.

Em caso de alterações necessárias, o autor deverá realizá-las no prazo estabelecido. Caso não realize as alterações no prazo determinado o trabalho será desclassificado.
A Comissão Organizadora realizará a classificação dos trabalhos em ordem decrescente, de acordo com a nota final da avaliação, para fins de definição dos trabalhos aprovados para participação no evento.

Critérios de avaliação dos trabalhos
Os trabalhos serão avaliados de acordo com os critérios e escala de notas abaixo especificados:

Estrutura e clareza do resumo em conformidade com as Normas para Elaboração e Submissão de Trabalho:
1. Observação das normas da língua portuguesa.
2. Coerência entre o título e o resumo.
3. Introdução/Justificativa.
4. Objetivos.
5. Metodologia.
6. Resultados obtidos.
7. Conclusões/considerações finais.

Atendimento às diretrizes da extensão:
8. Envolvimento com a comunidade externa.
9. Relevância para a transformação social.
10. Caráter interdisciplinar.
11. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.
12. Impacto na formação do estudante.

Escala de notas:
0: Não atende o item.
1 a 5: Insatisfatório: Atende insatisfatoriamente o item. Apresenta DESCRIÇÃO INCOMPLETA e NÃO PERMITE A INTERPRETAÇÃO do item avaliado.
6 e 7: Satisfatório: Atende parcialmente o item. Apresenta DESCRIÇÃO INCOMPLETA, mas PERMITE A INTERPRETAÇÃO do item avaliado.
8 e 9: Bom: Atende o item. Apresenta DESCRIÇÃO COMPLETA e PERMITE A INTERPRETAÇÃO do item avaliado.
10: Excelente: Atende plenamente o item. Apresenta DESCRIÇÃO COMPLETA e está PERFEITAMENTE ARTICULADO com os demais itens avaliados.

 

Política de Avaliação das Apresentações Orais

As apresentações orais serão avaliadas de acordo com os critérios e escala de notas abaixo especificados:
1. Coerência entre o tema, o(s) objetivo(s) e a justificativa do trabalho. (0 a 10)
2. Descrição da metodologia de forma concisa e clara. (0 a 10)
3. Síntese dos resultados (parciais/finais) e relação com os objetivos propostos. (0 a 10)
4. Relevância social, público atendido e abrangência. (0 a 20)
5. Clareza da apresentação, capacidade de síntese e adequação de linguagem. (0 a 10)
6. Domínio do conteúdo apresentado. (0 a 20)
7. Uso adequado de tópicos (gráficos, tabelas, quadros, fotos, figuras) visando auxiliar na estruturação do trabalho. (0 a 10)
8. Distribuição adequada do conteúdo ao tempo disponível. (0 a 10).


 

 

 

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

 

Informações para Inscrições

Todos os participantes deverão, obrigatoriamente, realizar ou atualizar seu cadastro no Portal de Eventos do IFRS. Antes de finalizar o cadastro, verifique se clicou em uma das opções abaixo:

Leitor: receber notificação via e-mail da publicação de apresentações.

Autor: permitido submeter trabalhos à conferência.

Avaliador/Homologador: disponível para realizar avaliação pelos pares das submissões a esta conferência. Identifique a área de interesse para avaliação (Administraçãpo, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, Informática, Linguagens e ou Multidsciplinar).

Após realizar ou atualizar o cadastro no Portal de Eventos, o participante deverá fazer a sua inscrição.

ATENÇÃO! Para os novos cadastros o login deverá ser o CPF.

 


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